Escultura tem feito pais refleteirem sobre o uso cada vez mais precoce da tecnologia

O artista italiano Federico Clapis ficou famoso por obras polêmicas e um tanto incômodas que provocam reflexão. A Cypto Connection é uma delas, em que um feto que ainda não nasceu já está com um celular nas mãos, no ventre da mãe.

CONTI outra

Crianças e o mundo digital. Para as gerações antigas, a tecnologia era quase um privilégio, agora é como um direito. Garante diversão, informação e, para muitos pais, um alívio. Tornou-se comum ver pequenos que nem falam, segurando um tablet ou um celular como se fosse outro membro, uma extensão do corpo.

O artista italiano Federico Clapis ficou famoso por obras polêmicas e um tanto incômodas que provocam reflexão. A Cypto Connection é uma delas, em que um feto que ainda não nasceu já está com um celular nas mãos, no ventre da mãe.

Até que ponto permitimos que nossos filhos interajam com a tecnologia? Isso, sem dúvida, deixará muitos pais nervosos.

É uma escultura provocante, embora Federico tenha dito que não há intenções explícitas. Cada pessoa é livre para tirar suas próprias conclusões.

A tecnologia desempenha um papel fundamental na obra do italiano, fazendo com que seus sequidores se sintam convidados à reflexão. Por meio da intervenção urbana, todo aquele que olha para sua obra começa a refletir.

E essa obra se tornou um verdadeiro ícone, principalmente da era moderna. Acontece que está se tornando cada vez mais comum ver crianças, até mesmo bebês, segurando telefones celulares e eletrônicos , apesar das inúmeras recomendações de várias organizações. O mundo digital tem muitos benefícios, mas também pode causar outros problemas.

Muitos pais acreditam que o YouTube é uma babá.

Abaixo você conhece parte do processo pelo qual Federico Clapis passou ao mostrar seu trabalho para o mundo. Ele está atualmente às margens do rio Tâmisa, na cidade de Londres, depois de viajar o mundo.

Mas esta escultura fascinante está longe de ser a única polêmica do jove artista plástico. Outra referência incrivelmente marcante é a tradicional cegonha e seu trabalho como entregador de bebês.

Federico substituiu o pássaro de carne e osso por um de cabos e circuitos. Ele trocou a cegonha por um drone.

O artista nos faz um convite indireto à reflexão. A tecnologia está nos consumindo? Que conclusões podemos tirar dessas obras brilhantes?

***
Redação Conti Outra, com informações de UPSOCL.
Fotos: Instagram Federico Clapis.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.