Entenda um pouco mais sobre doença que tem tumultuado a vida da cantora Mariah Carey: o Transtorno Bipolar

Embora tenha sido diagnosticada em 2001, após uma crise, só recentemente a cantora Mariah Carey revelou à Revista People que sofre com o Transtorno Bipolar.

Quem tem a doença, as pessoas próximas, parentes ou mesmo profissionais da saúde sabem que, na maioria das vezes, a pessoa que tem esse diagnóstico o esconde ou rejeita por medo do julgamento público, falta de compreensão social ou até mesmo estigmatizarão. Então, um primeiro grande ponto a se entender é que um transtorno mental não é uma deficiência de caráter, embora possa, em muitos momentos, atrapalhar o discernimento e o julgamento da pessoa doente. E, por causa disso, levar a decisões equivocadas e prejudiciais para si mesma e para os próximos dela.

A cantora traz para sua voz o relato de milhares de pessoas que sofrem com o mesmo problema. Em relato à People, ela disse que procurou ajuda recentemente após passar pelos dois anos mais difíceis de sua vida. Disse que tinha muito medo da exposição e que se fechou retomando a escrita de suas canções e a composição de músicas.

Crédito de atribuição editorial: JStone/ Shutterstock.com

O conhecimento sobre a doença é fundamental, pois previne a cronificação do caso. Um diagnóstico adequado também é fundamental, pois as crises e alterações de humor podem ter um espaçamento de meses entre si, sendo que, para o Diagnóstico de Transtorno Bipolar tipo 2, que é o caso da cantora, é necessário que em algum momento ela também tenha apresentado um episódio maníaco, além de um episódio depressivo.  No Brasil, só para exemplificar, o Transtorno Bipolar está entre os maiores motivos de afastamento do trabalho. Complicado também, pode ser o diagnóstico, que pode se arrastar por anos, sendo que a pessoa pode só aceitar ajuda quando os sintomas e oscilações de humor tornam-se insuportáveis e levando a perdas financeiras, quebra de vínculos empregatícios, alterações de peso, fim de relações amorosas e até mesmo afastamento da família de origem.

A cantora relata que, no momento, faz terapia e toma medicação para a doença e, ao fazê-lo, ela traz benefícios para si, ao aceitar que precisa de ajuda e tratamento, assim como ao tornar sua situação pública, ajudando a desmistificar o adoecimento.

Um dos principais indicativos de bom prognóstico do Transtorno Bipolar é a adesão às terapias e medicações indicadas pelos profissionais. Afinal, como existe uma alteração química no cérebro, é importante que a medicação ajude a regular o humor e evitar as crises e recaídas.

Crédito de atribuição editorial: JStone/ Shutterstock.com

Mariah Carey, ainda diz: “Estou num ótimo momento agora, no qual eu me sinto confortável para falar sobre a minha batalha contra o transtorno bipolar do tipo 2. Espero que possamos chegar a um ponto em que o estigma seja retirado de pessoas que passam sozinhas por qualquer coisa. Pode ser extremamente solitário. Não precisa te definir e eu me recuso a permitir que isso me defina ou me controle”.

***

Imagem de capa: Crédito de atribuição editorial: Everett Collection/Shutterstock.com

Você também sofre com essa doença ou conhece alguém que passa por isso? Fale-nos sobre isso nos comentários.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



Josie Conti
É idealizadora e administradora do site CONTI outra. Psicóloga formada há 16 anos, teve sua trajetória profissional passando por diversas áreas de formação e atuação como educação, clínica, recursos humanos e saúde do trabalhador. Hoje, utiliza o conhecimento adquirido para seleção de pessoal e de material adequado aos sites com que trabalha. Realiza vídeos, palestras, entrevistas, tem um programa diário na rádio 94.7 FM de Socorro e escreve para diversos canais digitais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Atualmente possui mais de 10 milhões de usuários fidelizados entre seus seguidores diretos e seguidores dos sites clientes. Em 2017, foi convidada para falar sobre conteúdo de qualidade no evento “Afiliados Brasil” de São Paulo, à convite da Uol, pois o CONTI outra foi considerado um dos melhores sites de conteúdo ligados a empresa.

COMENTÁRIOS