Enfrentamentos necessários no século XXI

Mudanças climáticas e o deslocamento de placas tectônicas podem acarretar degelo nas calotas polares, mudanças de temperatura, enchentes, terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, extinção de animais, entre muitas outras coisas, causam mudanças drásticas na vida das pessoas.

Desastres naturais, pandemias, guerras ou até mesmo o terrorismo também são exemplos de situações muitas vezes imprevisíveis e que podem desencadear graves consequências em diversos aspectos da sociedade. Em casos assim, demandas imediatas surgem ao mesmo tempo em que a região e as pessoas afetadas se tornam menos aptas para atendê-las.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR, 2022), a frequência de desastres provocados por causas naturais tem aumentado.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (WMO, 2021), os desastres relacionados ao clima cresceram cinco vezes em 50 anos. De 1970 a 2019, os desastres naturais equivaleram a 50% de todos os desastres mundiais, 45% de todas as mortes reportadas no período e 74% de todas as perdas econômicas.

Esses dados evidenciam a necessidades não só do governo, mas também de empresas dos mais diversos segmentos, do agronegócio ao comércio, da área industrial aos seguimentos ligados a área de serviços, dos grupos de trabalho internacional a empresas virtuais como a 1win. Todos devem estar atentos a gestão coletiva dos danos que já causamos, assim como aos imensos esforços que são necessários para que mudanças reais aconteçam com relação ao capitalismo desenfreado que visa os ganhos imediatos e ignora sua própria subsistência a médio e longo prazo.

Acolher, respeitar, legitimar, informar e orientar de forma não intrusiva as pessoas que são expostas a situações potencialmente traumáticas são algumas das possibilidades possíveis para pessoas que, no momento correto, recebem os Primeiros Socorros Psicológicos. Incentivar e possibilitar que as pessoas afetadas possam retomar suas rotinas da forma mais rápida possível, seja essa rotina contemplada com trabalho, exercícios, religiosidade ou mesmo momentos de lazer, como os propiciados commonwealthwalkway.com, desde que a pessoa possa assimilá-los de maneira moderada, equilibrada e saudável, são saídas possíveis para a prevenção de traumas.

A aplicabilidade dos Primeiros Socorros Psicológicos, por exemplo, é relevante uma vez que está diretamente relacionada ao melhor gerenciamento de emoções em um momento de crise. Podem diminuir a quantidade e a gravidade de casos de Transtorno de Estresse Pós-Traumático através da regulação mais rápida do estresse agudo que permite a restauração da funcionalidade do córtex pré-frontal. E, dessa forma, os Primeiros Socorros Psicológicos respondem ao aumento da epidemiologia de desastres e catástrofes mundial.

Para isso, os protocolos de Primeiros Socorros Psicológicos têm como principal destaque a função preventiva ao serem aplicados dentro da janela de tempo indicada, de forma que promovem a melhora do prognóstico devido ao acolhimento, escuta ativa e orientações que abrem espaço para o testemunho daquele que passou pela situação potencialmente traumática, assim como oferecem um outro sujeito capaz de ouvir e legitimar seu relato e sentidos em construção.

Ainda, as práticas de primeiros socorros mostram-se úteis como ferramentas de saúde pública por suas padronizações e treinamento prévio de pessoas ligadas à saúde mental, o que agiliza a sua aplicabilidade em situações de crise e também tornam os próprios aplicadores melhor orientados para agir no momento de emergência.

Os Primeiros Socorros Psicológicos oferecem possibilidades de prevenção superiores a tratamentos realizados posteriormente. Lembrando, claro, que estamos falando de formas de prevenção e tratamento que não são excludentes. Esses, por sua vez, auxiliam a retirada do sujeito que passou pela situação potencialmente traumática da posição passiva, devolvendo-lhe pontos de referência e possibilidades de escolha que o auxiliam na retomada de sua autonomia, ampliação da resiliência e retorno mais rápido a normalidade diminuindo afastamentos, absenteísmo, demissões, degradação do ambiente e relações familiares.

***

Fragmento adaptado do artigo Primeiros Socorros Psicológicos utilizados como medida protetiva com relação à instalação do Trauma, texto original e inédito de Josie Conti.







JOSIE CONTI é psicóloga com enfoque em psicoterapia online, idealizadora, administradora e responsável editorial do site CONTI outra e de suas redes sociais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Contato para Atendimento Psicoterápico Online com Josie Conti pelo WhatsApp: (55) 19 9 9950 6332