Saber o próprio endereço de IP pode ser útil em algumas situações e, por isso, ter as ferramentas e conhecimentos para saber procurar e reconhecer esse número de identificação eletrônico é bem interessante. Fique sabendo como pode descobrir seu endereço de IP.

Se fala bastante no endereço de IP e muitas pessoas, apesar de reconhecerem o nome e saberem que se relaciona com sua presença nas redes, continuam levantando questões de raiz sobre a matéria, incluindo: “o que é o IP” ou “Qual é o meu ip”. De fato, por mais que se fale nesse conceito, é raro encontrarmos espaços que nos expliquem em concreto de que se trata, sendo mais comum que o conceito surja disperso, no seio de outras temáticas, quase assumindo que todo o mundo sabe o essencial sobre IP.

Para começar, você deve compreender que IP é um protocolo de Internet que corresponde a seu número de identificação na web. Existem dois tipos de IP: o IP interno e o IP externo e, em algumas situações, saber esse número pode ser útil para você.

Sabendo como pode ser essencial conhecer seu endereço de IP, quisemos explorar os passos que você pode dar para encontrar o IP interno e externo com facilidade, caso necessite.

Esse processo poderá ser realizado com facilidade nas configurações do dispositivo ou implicar que utilize ferramentas e recursos extra. Ainda assim, nesse artigo, ficará sabendo mais sobre como pode fazê-lo. Confira!

IP interno e IP externo : suas diferenças

Existem, como referimos, dois tipos de IP. Sendo o IP o número de identificação de um dispositivo numa rede, é evidente que pode suceder que se trate de uma rede interna (como as que ligam computadores, impressoras e outros eletrônicos numa empresa) ou externa, como as redes internacionais que criam conexões entre os usuários da Internet e os produtos/ serviços utilizados na web.

Assim, o IP interno é aquele que não se conecta com dispositivos externos, tendo um uso frequente em sistema fechado e sendo mais comum em empresas. O IP externo é usado para ligações externas e cria a identificação do dispositivo.

Como posso saber meu IP Interno

O Provedor de Serviço de Internet (ISP) registra sua infomação pelo IP e, no fundo,o IP interno não é mais do que o código que permite ao dispositivo utilizado a conexão a redes globais e locais.

Você pode saber seu IP interno com grande facilidade, tanto no computador como em dispositivos móveis iOS e Android.

Para o fazer utilizando um sistema com tecnologia Android ou um computador Windows, você poderá acessar o IP interno abrindo seu menu “Iniciar” e clicando na lupinha. Nessa fase, digite “cmd” e prima a tecla de “Enter”. Uma caixa Prompt irá surgir de seguida. Nessa fase, você deve digitar “ipconfig” e clicar “Enter” de novo, lendo sua informação de IP onde você lê “IPv4”.

Se você usar um sistema operativo iOS, em seu Mac, você deverá seguir passos similares, clicando no meu Apple, e depois em “Preferências do Sistema” e “Rede” ou “Network”. Aqui, você seleciona Ethernet ou Wi-Fi para conseguir, de forma bem simples, ver sua identificação de IP.

Como posso descobrir meu IP externo ?

Saber qual é seu IP externo é algo ainda mais fácil. Esse código se apresenta sob o formato de 11 dígitos divididos num total de 4 divisões que identificam seu fornecedor de Internet e sua localização.

Descobrir esse número será feito através de programas e/ ou de websites que foram criados e servem especificamente para ajudá-lo na descoberta do IP.
Assim, com grande facilidade, você saberá seu IP externo com alguns cliques.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.