Empresa cria máscara “plantável” com sementes de flores para ajudar as abelhas.

As máscaras, depois de depositadas no solo, vão brotar flores as quais vão atrair as abelhas e contribuir com o meio ambiente. Que ideia incrível!

Ana Carolina Conti Cenciani

Em meio à pandemia, o uso das máscaras é um dos principais aliados no combate ao vírus. Porém, o lado negativo é que, agora, elas fazem parte dos insumos que mais geram poluição para o planeta. É por isso que uma designer holandesa criou uma nova alternativa que, além de proteger, ajuda o meio ambiente por ser biodegradável e conter sementes de flores. A ideia é, ao invés de jogá-las fora, plantá-las, e com isso ajudar também as abelhas.

Marie Bee Bloom é o nome da nova alternativa ecológica. Um de seus principais objetivos, além da proteção contra o vírus, é “Fazer o mundo florescer”, conforme o site.

Marie Bee Bloom

“Esta é a sua chance de deixar as abelhas felizes e devolver algo à natureza: máscaras bucais 100% biodegradáveis com sementes de flores”, explica Marianne de Groot-Pons, designer gráfica de comunicação visual por trás da ideia em seu site. As pessoas não são as únicas a se beneficiar, mas também os insetos polinizadores e o meio ambiente.

A capacidade de proteção dessas máscaras é semelhante às do tecido tradicional. A diferença é que não contém plástico, daí seu lado biodegradável. Acontece que cada uma das máscaras é feita de papel de arroz, com os cordões de lã de ovelha. “O papel de arroz vem cheio de sementes de flores e é produzido em uma oficina holandesa protegida. Os cordões de lã são feitos de pura lã de ovelha que nós mesmos acariciamos (leia-se: cardada, fiada, trançada e lavada)”, explica o site.

O site da Marie Bee Blom também mostra que a ideia foi incentivada pela atual situação do planeta. “A terra e o oceano que estão repletos da pandemia com máscaras bucais de plástico descartáveis com todas as consequências nefastas que isso acarreta”.

Marie Bee Bloom

Portanto, esta ideia revolucionária é uma grande contribuição para o meio ambiente. As máscaras podem ser usadas apenas uma vez, como os descartáveis tradicionais e contém sementes de prados holandeses: ásteres, centáurea, coreopsis, gilia, gipsófila e endro.

Que grande ideia! E que boa maneira de ajudar as pessoas, o planeta, as abelhas e o meio ambiente.

 

Para saber mais: Marie Bee Bloom

Com informações de UPSOCL

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.