Os amantes de ‘fitness’ e esportes em geral certamente já se sentiram tentados a comprar equipamentos para poder treinar em casa ou montar uma pequena academia naquela sala vazia.

Embora seja verdade que o mais cómodo e sensato é dirigir-se a um centro especializado, onde teremos todo o material necessário e a ajuda de especialistas em troca de uma mensalidade, com os horários que correm não é nada despropositado ter algo em casa para poder continuar treinando aconteça o que acontecer.

O equipamento de ‘fitness’ é muito amplo, desde halteres, barras e discos para trabalhos de força e hipertrofia até bicicletas ergométricas e esteiras para treino cardiovascular. Comprar halteres pode ser o primeiro passo para treinar em casa, embora seja necessário levar em consideração alguns detalhes para acertar.

Aspectos a considerar

Seja honesto com o peso que você é capaz de erguer

Se estamos começando com o treinamento de força e hipertrofia, não sejamos excessivamente confiantes na hora de escolher o peso dos halteres. É muito possível que pensemos que seremos capazes de nos mover mais do que o que é realmente bom para nós, se quisermos evitar lesões.

Como em outras questões relacionadas ao exercício físico e à saúde, devemos introduzir esse tipo de trabalho de forma progressiva. Por este motivo, é conveniente começar com os pesos de 1 kg, 2 kg ou 3 kg e não com os de 5 kg ou 10 kg. Corremos o risco de ter gasto um dinheiro que vai acabar no sótão simplesmente porque ainda não os conseguimos dar conta.

Halteres de peso fixo ou variável

Existem dois tipos de halteres, peso fixo e peso variável. O primeiro, como o próprio nome sugere, não permitirá que você modifique seu peso, enquanto o último o fará dependendo do seu exercício ou da sua evolução.

Ambos tem suas vantagens e desvantagens. Se tivermos espaço em casa, ter vários halteres de peso fixo pode ser interessante porque teremos material para trabalhar diferentes partes do corpo e mudar o peso rapidamente. A desvantagem é que, se tivermos apenas um jogo, não teremos tantas opções e, quando ficarmos presos, precisaremos de mais.

Já com o peso variável, vai demorar mais tempo para modificar o peso, mas ao mesmo tempo teremos mais opções para os diferentes exercícios em menos espaço. Eles também são ideais se você os compartilhar com outros membros da família, seu parceiro ou colegas de quarto que não sejam do mesmo nível que você.

Qualidade dos halteres

A qualidade do produto vai depender muito do material com que é feito, ou seja, halteres de metal não são iguais aos de plástico.

Em termos gerais, os primeiros durarão mais que os segundos, embora dependa do uso que lhes dermos e dos cuidados que tivermos. O preço, obviamente, também vai variar bastante, mas deve durar mais anos.

Esse foi o nosso guia para comprar halteres. Se você tiver dúvidas, deixe um comentário e tentaremos responder em breve.

Imagem de capa meramente ilustrativa: Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.