Dicas para economizar no gás de cozinha

O gás de cozinha tem a fama de acabar nos piores momentos — existe até a piada de que não pode sobrar dinheiro que o gás acaba. Para evitar que isso aconteça com frequência, muitas famílias buscam alternativas para fazer com que o botijão dure mais tempo ou que a conta de gás encanado venha mais baixa no final do mês.

Independentemente do seu tipo de uso, utilizar o fogão de maneira estratégica pode fazer com que a economia aumente! O uso de panelas de pressão, tampas adequadas e outros eletrodomésticos faz parte da lista de dicas. Confira a lista completa abaixo.

Prefira as panelas de pressão

A panela de pressão é muito usada na hora de cozinhar alimentos mais “duros” como o feijão, o grão de bico e outros grãos. Entretanto, a panela não precisa ficar limitada a esses preparados. Você pode usá-la sempre que quiser ganhar agilidade e economizar no gás.

Na prática, é bem simples. Basta preparar os alimentos como de costume e colocar na pressão na hora de cozinhar de fato. Tome cuidado apenas com o tempo de preparo, já que a panela irá acelerar o cozimento. O ideal é ir testando até entender o que faz sentido para cada alimento e para o seu paladar.

Use a tampa na hora de cozinhar

Nas panelas comuns, também existem estratégias que podem potencializar o cozimento e diminuir o tempo de preparo, economizando o gás de cozinha. O uso das tampas é uma das mais simples, mas também mais efetivas nesse sentido.

Durante o preparo, use a tampa da panela ou da frigideira para deixar o calor concentrado no alimento. Dessa forma, é possível fritar, cozinhar ou refogar mais rápido. Tome cuidado apenas com vazamentos quando houver muito líquido na panela.

Desligue a chama na hora certa

Qual é a hora certa de desligar o fogo? Para a maioria das pessoas, a resposta é: quando o alimento estiver pronto! Entretanto, você pode adiantar um pouco esse processo para economizar o gás.

No preparo do arroz, por exemplo, a dica é tampar a panela quando ele estiver perto de secar, desligar a chama e aguardar. O grão irá terminar de cozinhar no próprio calor acumulado, sem a necessidade de manter a chama acesa gastando gás.

Escolha equipamentos de qualidade

A qualidade do seu fogão também interfere diretamente na efetividade da chama e, consequentemente, no nível de uso do gás ao longo do mês. Por isso, é importante comprar um produto de qualidade e manter a manutenção em dia.

Garanta que não há impedimentos na saída das bocas e que a distribuição de calor está se dando por igual. Assim, você economiza tempo e gás e faz com que seu fogão dure mais!

Faça receitas rápidas

Se você quer economizar gás, evitar receitas que levam muito tempo no fogo é uma boa pedida. Pratos com preparo mais longo ou que passam horas no forno farão com que o gás dure bem menos.

Portanto, prefira receitas rápidas no dia a dia. Isso não quer dizer que você nunca mais vai preparar pratos de longo cozimento, mas guarde essas receitas para dias especiais se seu objetivo for economizar.

Use outros eletrodomésticos

Atualmente, existem diversos eletrodomésticos que podem ajudar no preparo dos alimentos sem gastar o gás do fogão. Microondas, panelas de arroz, fornos elétricos, airfryer e panelas elétricas de pressão são apenas alguns dos exemplos que se tornaram populares.

Na hora de esquentar ou preparar uma refeição, avalie essas opções. Ao colocar na ponta do lápis, você entende se vale a pena trocar o fogão e o gás de cozinha pelos eletrodomésticos que afetam pouco a conta de energia no final do mês.

 







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.