Dicas para decorar o home office sem gastar muito

Com foco em ideias criativas e descomplicadas, separamos alguns toques fundamentais que podem te ajudar na hora de decorar e organizar o home office sem ter tantas despesas.

CONTI outra

Decorar um home office naturalmente exige bom planejamento, principalmente no ponto de vista financeiro. Afinal, na hora de elaborar a ambientação do próprio espaço de trabalho, móveis e projetos de design podem extrapolar facilmente o orçamento estipulado para tal. No entanto, ao seguir algumas dicas simples e práticas, é possível driblar altos gastos financeiros que envolvem a decoração do escritório.

Com foco em ideias criativas e descomplicadas, separamos alguns toques fundamentais que podem te ajudar na hora de decorar e organizar o home office sem ter tantas despesas.

Reutilize objetos da casa

Criatividade é a peça fundamental para decorar o home office sem extrapolar o orçamento e uma das melhores maneiras de fazer isso é reutilizar os objetos que estão temporariamente inutilizáveis na casa.

Quer exemplos que não doem no bolso? Aproveitar alguma antiga caneca estampada é uma excelente ideia para servir como porta caneta e assim se tornar um objeto útil na mesa do escritório.

Outra maneira interessante é reutilizar caixote de madeira estilizado como mesa de centro ou criado mudo — esse utensílio é bom para a decoração do home office e utilizável para guardar papéis e livros.

Além desses dois exemplos, usar garrafas vazias de vidro que estão à beira do descarte é muito útil para decorar o escritório, pois a partir desse item é possível criar vasos de flores que se encaixam em praticamente qualquer ambiente.

Outra uma ideia sutil e interessante de decorar o escritório é utilizar elementos nostálgicos para criar uma identificação maior com o dono da sala.

Objetos nostálgicos dos anos 1990, como capas de games famosos daquela década e discos de música icônicos, podem ser ótimas alternativas. Esses são produtos fáceis de serem adquiridos devido a boa demanda dos mesmos na internet.

Use e abuse das prateleiras

Ótimas para ajudar na organização dos objetos, fazer uso das prateleiras é também positivo pelo baixo custo financeiro.

Em um home office com muitas prateleiras, você consegue colocar o escritório em ordem e ainda ganha a possibilidade de decorar, como por exemplo usar vasos de planta e diversos outros adornos.

Prateleiras combinadas com cremalheiras e mãos francesas são ramificações também cabíveis em um home office, pois são bastante funcionais.

Utilize as paredes de forma criativa

Para decorar o home office é fundamental não criar distrações demais que podem atrapalhar no desempenho do trabalho. Uma das maneiras de fazer isso é não sobrecarregar o cômodo com muitas informações, ou seja, não exagerar em quadros chamativos e objetos decorativos vistosos.

Ao optar por um estilo de decoração mais clean, é natural que as paredes do cômodo fiquem muitas vezes vazias e sem utilidade decorativa. Uma maneira de sanar essa questão e manter o aspecto reservado do ambiente é utilizar as paredes como auxílio no trabalho.

Ter uma lousa suspensa na parede do escritório é uma ótima ideia que dá um toque profissional ao ambiente e, ao mesmo tempo serve, como algo útil para o trabalho — uma moldura de 80×60 cm geralmente não custa mais do que R$ 100. Outra alternativa é simplesmente fazer uma parede lousa e não faltam ideias interessantes para tornar isso viável.

Caso possível, explore possibilidades de usar a luz natural

Se o seu escritório conta com portas e janelas que ajudam na iluminação natural, não pense duas vezes antes de aproveitar essa vantagem ao seu favor.

A iluminação natural, além de ser relevante para a decoração do ambiente, é uma excelente aliada na economia de energia e também ajuda na preservação da vida natural no home office — ou seja, plantas e flores.

Sendo assim, posicione estrategicamente a sua mesa e os adornos florais para que você maximize o potencial de uma boa luz natural — claro, só tenha cuidado para não colocar a sua mesa direto para a luz do sol, pois isso pode causar desconforto e aquecimento dos aparelhos eletrônicos.

Aproveitar a luz natural também passa por criar locais estratégicos no escritório que são adequadas para a leitura, como por exemplo o centro de leitura sob a janela.

Confie na personalização dos pequenos detalhes

Pelo fato de que a boa decoração do home office preza por conforto e sutilidade, personalizar o ambiente com pequenos detalhes é uma grande tacada para tornar o cômodo mais intimista e sem a possibilidade de interferir na produtividade do trabalho.
Dessa maneira, pintar a impressora com a cor favorita, utilizar canecas, canetas e outros objetos com o logo da empresa em que você trabalha e pendurar pequenos e discretos quadros que remetem ao seu gosto pessoal são excelentes ideias para decorar o espaço de trabalho sem perder a formalidade — tudo isso sem precisar quebrar o cofrinho.

Se você quiser ser mais extravagante na decoração do ambiente, personalizar as almofadas com alguma imagem que remeta ao hobby favorito, como por exemplo música, esporte ou livros, também é uma ideia que funciona.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.