Copos e xícaras feitos de borra de café são o novo sucesso no mundo sustentável

Esse designer desenvolveu um copo para tomar café, feito do próprio café! Não é genial?

Ana Carolina Conti Cenciani

O café é um produto orgânico utilizado por todo o mundo, sendo a paixão nacional de muitos países. Para ter uma noção, dois milhões de xícaras de café são tomadas, diariamente, no mundo. No ranking mundial das bebidas ele é a segunda mais consumida no planeta, perdendo somente para a água.

Por fazer parte do nosso cotidiano, o querido cafezinho é um produto muito fácil de ser encontrado. As redes de cafeteria tiveram um boom nas últimas décadas e viraram mania nas grandes cidades. Virou um grande costume o ato de passar numa cafeteria e pedir um cafezinho para viagem, não é mesmo? Porém, assim, agravou-se um problema ambiental: o descarte inadequado dos copos descartáveis.

Estima-se que, anualmente, 58 bilhões de copos vendidos nas cafeterias sejam jogados fora. Feitos de uma mistura de plástico e papel, eles são usados uma única vez e por aproximadamente, 30 minutos.

Além das milhões de árvores que são utilizadas para fabricá-los, a poluição é gigante. A rede americana Starbucks, por exemplo, utiliza 4 bilhões de copos por ano.

Sabendo da paixão mundial pelo café e incomodado com esses números, o designer alemão Julian Lechner encontrou uma alternativa para o problema: fabricar copos e xícaras com borra de café, resíduo orgânico e compostável, que provém da produção da bebida e que geralmente é jogado no lixo. Ou seja, ele desenvolveu um copo para tomar café, feito do próprio café! Não é genial?

Assim, a borra de café se transforma em matéria-prima e acaba não sendo descartada. Lechner fez parceria com diversas cafeterias da capital alemã e assim coleta as borras que seriam descartadas.

Ao resíduo do café, então é adicionado uma cola natural e resíduos de madeira. Surgindo xícaras, pires e copos reutilizáveis, resistentes e 100% biodegradáveis.

A marca inovadora recebeu o nome de Kaffeform e em 2018 foi vencedora do prêmio internacional Red Dot Design na categoria Inovação de Produto.

Coffee Cups Made From Recycled Coffee Grounds from Kaffeeform on Vimeo.

Além dessa ideia genial, muitas marcas já utilizaram os resíduos de café como matéria prima. Recoffee, por exemplo, é uma marca brasileira que usa o resíduo na fabricação de biojoias e objetos de decoração. O café é uma matéria-prima super versátil! Quem diria?

 

Com informações de Conexão Planeta

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 19 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui notícias que são boas de se ler.