Conheça os 8 sinais que as pessoas invejosas dão, mas que tentam esconder.

Nem sempre nós sabemos ao certo o que uma pessoa sente por nós justamente porque os sentimentos e as mensagens que ela envia são contraditórias.

Nem sempre nós sabemos ao certo o que uma pessoa sente por nós justamente porque os sentimentos e as mensagens que ela envia são contraditórias. Afinal, nem sempre a frase dita revela exatamente o que a pessoa gostaria de nos dizer.

Nós, normalmente, sentimos que existe algo errado, mas nem sempre sabemos discernir a tempo que aquilo pode nos prejudicar.

Confira as novas promoções incríveis de planos Nextel para celular com ligações ilimitadas e internet que não bloqueia!

O site Para Curiosos publicou um texto denominado 8 sinais que mostram que alguém te inveja, mas não diz. Nele, existe uma lista, transcrita abaixo, que serve de alerta para comportamentos que podem ser tóxicos e nos prejudicar. Também é importante ressaltar que eles podem ser realizados tanto por pessoas com relação a nós como de nós mesmos em relação aos outros.

Seguem as informações que devem ser observadas com relação ao comportamento invejoso prejudicial:

1- Sempre tenta competir com você

Quando alguém sente ciúmes de nossas conquistas, ou precisa que elas sejam reconhecidas da mesma maneira, geralmente inicia uma série de eventos nos quais, consciente ou inconscientemente, eles estão em competição direta com você. Isso é muito comum entre colegas de trabalho, que procuram parecer mais eficientes e dar melhores resultados aos olhos do chefe. No entanto, também ocorre entre os melhores amigos ou entre irmãos. Estes últimos são geralmente os mais velhos da família, após a chegada de um novo membro, e, de repente, de um momento para outro, seus pais passam mais tempo com mais o novo.

2- Faz pouco caso das suas conquistas

Por razões óbvias, quando essa pessoa sente que você é melhor do que ela em qualquer campo, ela sempre tentará fazer com que suas realizações pareçam algo banal. Esta é uma maneira de se sentir melhor com sua própria pessoa. Geralmente aqueles que sentem inveja de alguém tendem a ser seres com baixa auto-estima. Portanto, eles estão muito mais atentos ao que outros fazem do que melhorar suas técnicas e habilidades para obter melhores resultados em seus próprios objetivos.

3- Imita suas ações

O ciúme é realmente uma espécie de admiração. Ou seja, quem sente que você está à frente deles, é porque, de uma forma ou de outra, reconhece que suas habilidades superam as deles. Por essa razão, aqueles que sentem inveja de você muitas vezes tentam imitar exatamente o que você faz. Às vezes você pode tentar escondê-lo, ou dar um aspecto diferente, mas com o mesmo objetivo. Por exemplo, se você gosta de ver uma série lidando com medicina forense, é muito provável que ela assista a uma lidando com criminologia. Essas imitações também são muito comuns na maneira como falam e se vestem.

4- Comentários ruins

O reconhecimento das pessoas com quem ambos coincidem é crucial para os invejosos e invejosas. Por esse motivo, essas pessoas aproveitarão qualquer eventualidade ou comentário que possam usar contra você para prejudicar sua imagem para aqueles que fazem parte do seu círculo social em comum. Este recurso é frequentemente usado com a intenção, em vez de causar algum dano, para ganhar simpatia. No entanto, é uma das ações que mais joga contra ele, porque é geralmente sabido que tais comentários eram apenas insultos e fofocas, e a imagem que é prejudicada é precisamente aquela de quem inventou tudo.

5- Falsa Adulação

Essa é uma das ações mais recorrentes entre os invejosos. É uma maneira de ganharem tempo para trabalhar em uma tática melhor que lhes permita concluir seu objetivo principal, não permitir o seu sucesso e mostrar ao mundo que eles são melhores que você. No entanto, mesmo que sejam especialistas, há sempre uma voz interior que nos diz quais parabéns ou admirações mostrados são simplesmente falsos. De fato, é muito provável que no passado eles já tenham falado mal de você pelas costas, ou que eles já tenham mostrado um dos pontos anteriores, de modo que suas técnicas sejam completamente incríveis.

6- Mostra as suas conquistas

Devido ao baixo nível de sua auto-estima, os invejosos exigem o constante reconhecimento daqueles que os rodeiam, de forma a sentir que eles têm algum valor. Por esta razão, quando alcança um objetivo aproveitará a oportunidade para esfregar e exibi-lo. Não há nada de errado em reconhecer o sucesso dos outros. No entanto, sua maneira de demonstrar suas realizações geralmente será ostensiva. A maior parte do tempo tem a ver com a obtenção de poder, a aquisição de um bem material, alguma promoção ou um aumento gordo.

7- Antipatia irracional

Por nenhuma razão aparente, aqueles que invejam você mostrarão seu desdém a você de muitas maneiras. Ele geralmente fala a pior característica sobre você, e quase sempre fará isso pelas suas costas. Mesmo em casos extremos, há aqueles que tentam sabotar seu dia para que você realmente passe por maus bocados. O fenômeno do “Trabalho de Bullying” é um exemplo claro disso. Há pessoas invejosas que atacam direta ou indiretamente a pessoa da qual têm inveja e fazem tudo o que podem para arruinar suas vidas.

8- Que bom que você tropeça

Não satisfeito em agir contra você de maneiras diferentes, uma pessoa que sente inveja de você mostrará sua satisfação quando algo ruim acontecer a você. Claro, seus erros, comentários errôneos e, em geral, tudo o que pode jogar contra você, será motivo suficiente para a alegria desta pessoa. Juntamente com o fato de regozijar-se com o seu infortúnio, você aproveitará o momento para ridicularizar-se diante de seu círculo social em comum. Para nossa desgraça, esse tipo de gente é abundante em nossa sociedade. O melhor que podemos fazer é cuidar do que é nosso e deixar que os outros façam a sua parte.

E você, o que pensa disso? Tem mais características que pode acrescentar ou alguma história para nos contar?

Imagem de capa: frankie’s/shutterstock

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.