Conheça o homem de 68 anos que plantou mais de 11 mil árvores na Indonésia.

O senhor conseguiu reverter as devastações da seca e do desmatamento na área em que morava, a partir de sua campanha para replantar árvores na colina.

Ana Carolina Conti Cenciani

Sadiman, 68 anos, de Java Island, na Indonésia, conseguiu transformar sua cidade propensa à seca em uma região rica em águas subterrâneas, depois de plantar mais de 11 mil árvores durante 19 anos.

O senhor conseguiu reverter as devastações da seca e do desmatamento na área em que morava, a partir de sua campanha para replantar árvores na colina. O governo indonésio e várias organizações locais reconheceram seu trabalho e ajudaram semeando 250 hectares de floresta.

Localizada na encosta sudeste do Monte Lawu, que fica na área de fronteira das províncias de Java Central e Oriental, a colina foi desmatada severamente devido a intensas atividades madeireiras e a uma série de incêndios florestais que ocorreram desde a década de 1960 até a década de 1980.

O desmatamento extremo fez com que o rio Gendol, que costumava ser a única fonte de água para os moradores de Geneng, secasse rapidamente, expondo os moradores a uma grave crise hídrica que durou anos.

Mas essa iniciativa não é a primeira que Sadiman dirige para ajudar o meio ambiente. Desde 1996, incentiva os moradores a plantar mais árvores em Gendol Hill e, assim, conter a grave crise hídrica que afeta a vila.

Como ele disse ao Jakarta Post, a ideia de revitalizar a colina chegou a Sadiman quando ele vagou pelo local. “Descobri que muitas seringueiras não produziam mais látex de borracha. Então percebi que a crise da água era extrema demais. Até os troncos das árvores secaram”, disse ele.

 

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS