Conheça a menor residência do mundo

Impressionantemente estreita, a casa tem apenas um metro de largura e está localizada entre dois edifícios.

REDAÇÃO CONTI outra

A casa mais estreita do mundo está localizada em Varsóvia, na Polônia. Batizada como Keret House, foi concebida com um design aparentemente impossível pelo arquiteto polonês Jakub Szczesny, do escritório de Arquitetura Centrala, que apresentou a ideia como um conceito artístico durante o festival WolaArt em 2009.

Agora, três anos depois, o projeto se tornou realidade e está atraindo muita atenção internacional para a cidade de Varsóvia.

Embora o ponto mais largo da estrutura sem janelas e semitransparente seja de apenas 122 centímetros, seu interior com luz natural não parece tão claustrofóbico quanto você imagina. A Keret House servirá indefinidamente como lar temporário para escritores itinerantes, começando com o escritor israelense Etgar Keret.

A Keret House é um espaço totalmente funcional no qual se pode viver e criar. Ela está localizada entre dois edifícios nas ruas Chlodna 22 e Zelazna 74. “Acreditamos profundamente que se tornará um símbolo da Varsóvia moderna, enraizada em sua história complicada.

A casa atrai a atenção da mídia de todo o mundo. Ela talvez mostre o lado mais fascinante de Varsóvia”, disseram os curadores do projeto, Sarmen Beglarian e Sylwia Szymaniak, da Fundação Polonesa de Arte Moderna.

A casa está localizada no terreno que mede 92 centímetros no ponto mais estreito e 152 centímetros no ponto mais largo. A casa em si mede 72 centímetros no ponto mais estreito e 122 centímetros no ponto mais largo.

O idealizador do projeto explicou a sua proposta: “A casa está localizada entre dois edifícios de dois períodos históricos. O primeiro é um prédio de tijolos na rua Zelazna, um fragmento quase inexistente da cidade pré-Segunda Guerra Mundial. A segunda: um prédio cooperativo de concreto, um elemento de uma ‘estrutura imposta’, cujo objetivo era negar a paisagem antiga da cidade. Sua adjacência é casual, como muitas estruturas arquitetônicas de Varsóvia. Keret House é um exemplo perfeito da chamada ‘não-coincidência’ no tecido urbano da cidade. Outro motivo é a história da guerra da cidade, onde foram encontradas a casa, dois guetos, o grande gueto e o pequeno gueto. A poucos passos da casa, uma ponte ligando os dois espaços fechados se levantou ”, explica Jakub Szczesny.

 

O projeto Keret House foi dirigido pela Fundação Polonesa de Arte Moderna, uma das primeiras organizações sem fins lucrativos independentes a operar no campo da arte. Seu principal objetivo é e sempre foi a promoção daqueles artistas cuja atividade contribui para o desenvolvimento da arte contemporânea.

***

Redação CONTI outra. Com informações de Nation

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.