Confira dicas para aumentar sua produtividade diária no trabalho

CONTI outra

Manter um alto nível de produtividade no trabalho é essencial para o sucesso profissional. De um ambiente livre de distrações até a organização dos objetos da mesa, existem diversas formas de aumentar a produtividade diária. Conheça abaixo algumas das principais.

Manter um ambiente livre de ruídos ou interrupções é essencial

É impossível trabalhar de forma eficaz em um mar de ruídos ou interrupções. Sendo assim, é importante contar com ferramentas que possibilitem isolar de forma ativa barulhos externos.

Escritórios “open office” comprovadamente diminuem a produtividade dos funcionários, por isso o primeiro passo no planeamento de um ambiente de trabalho é contar com divisórias, como cubículos ou salas, que permitam aos funcionários desenvolver suas atividades sem interrupções.

Caso isso não seja possível e o escritório atual não conte com espaços privativos, a solução mais simples é buscar um dos diversos fones de ouvido atuais. Vale a pena investir em um dispositivo com cancelamento ativo de ruído que garantirá que o usuário não escute nada que não deseje.

Para quem não gosta de ouvir música durante o trabalho ou não quer investir em um fone, outra solução disponível é o uso de protetores auriculares de espuma. Apesar de não contarem com o mesmo nível de proteção sonora de um aparelho com cancelamento de ruído, são ótimos para barrar distrações mais corriqueiras como conversas e outros barulhos.

Além disso, para garantir que não haverá interrupções durante os períodos de trabalho, uma alternativa possível é adicionar algum tipo de adesivo ou sinalização simples como um post-it no notebook ou computador antes de começar a trabalhar.

Rotina consistente é uma das principais chaves do sucesso

Independente do ambiente de trabalho, seja um grande escritório de uma multinacional ou uma empresa familiar, uma das principais dicas para aumentar a produtividade é manter uma rotina consistente. Sua importância é ainda mais significativa quando se é um profissional autônomo, como é o caso de desenvolvedores ou competidores de poker, entre outros.

Segundo o português Rui “RuiNF” Ferreira, campeão da edição de 2020 do Spring Championship of Online Poker e eleito jogador do ano, a consistência de sua rotina de trabalho, sono e alimentação foi a chave para suas conquistas no desporto das cartas.

Organização e ergonomia são fundamentais

O trabalho será tão organizado quanto o ambiente no qual é exercido. Logo, manter uma mesa organizada e acessível é uma das melhores formas de economizar tempo e aumentar a produtividade.

A superfície da mesa não serve apenas para apoiar o notebook ou computador de mesa. Na verdade, ela precisa ser encarada como um verdadeiro centro de operações de todas as atividades que serão desenvolvidas durante a rotina de trabalho.

Sendo assim, é imprescindível considerar todas as opções disponíveis para manter a mesa da forma mais organizada e funcional possível, de acordo com os gostos pessoais e inclinações pessoais.

Por exemplo, pessoas canhotas terão uma mesa com disposições diferentes de pessoas destras e de copos para lápis e canetas até porta-cartões de visita, calendários e outros itens que sejam necessários para o dia a dia, a mesa é o melhor local para garantir fácil acesso a todo tipo de itens.

Se for possível, vale a pena investir em uma cadeira de qualidade, que permita se sentar por horas de forma confortável. Além disso, é importante considerar apoios para os pés, mouses ergonômicos moldados para caber na mão e almofadas de teclado macias que permitem descanso para o pulso.

Tudo isso melhora de forma significativa a experiência de trabalho e a torna menos estressante para o corpo, de forma que é possível produzir mais durante mais tempo.
Muitas outras opções disponíveis

Além das dicas mencionadas acima, existem muitas outras opções disponíveis que podem ajudar a melhorar a produtividade diária. Por exemplo, manter cães no ambiente de trabalho reduz o estresse e aumenta a produtividade e empresas grandes como o Google já adotaram essa prática.

Por fim, a ciência sobre as melhores práticas está em constante evolução e é importante ficar atento às novidades que são descobertas ao longo dos anos.

***

Imagens: Pexels

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.