Como usar flores, frutas e legumes para fazer um tie-dye natural

As flores, frutos e legumes nos proporcionam colorações lindas e naturais. Aqui, você aprenderá como fazer um tie-dye com tintas naturais, provindas de produtos orgânicos!

Ana Carolina Conti Cenciani

O tie-dye é uma estampa que sempre volta à ativa, principalmente no verão, essa tendência sempre está presente. Agora, durante a quarentena, muitas pessoas optaram por aprender essa técnica, afinal ela pode ser feita em casa de maneira muito simples. Além de que os resultados são incríveis e sempre únicos!

Geralmente são utilizadas tintas acrílicas ou de tecido, mas há uma maneira diferenciada e mais sustentável para fazer esse tipo de estampa. As flores, frutos e legumes nos proporcionam colorações lindas e naturais. Aqui, você aprenderá como fazer um tie-dye com tintas naturais, provindas de produtos orgânicos.

Vamos começar com o que você precisa:

Existem alguns materiais básicos que você precisará para fazer isso corretamente. Não se preocupe, eles são fáceis de adquirir.
– Uma panela, de preferência antiga. O tamanho varia a partir do tamanho da peça de roupa que será feita.
– Um filtro ou peneira
– Uma tigela
– Água
– Sal
– Alúmen de potássio (Pedra hume), pode ser vendido em farmácias e mercados.
– As frutas, vegetais ou flores que você utilizará para fazer a coloração. (Ao seguir a matéria você poderá ver uma lista dos orgânicos e suas respectivas cores geradas). Será preciso uma quantidade grande do orgânico utilizado, afinal o corante será muito reduzido durante o processo.

Etapa 1: Pique e defina

Se você estiver usando flores, frutas ou legumes, pique e empilhe-os em uma tigela. Despeje água até que cubra os orgânicos e tampe por 24 horas. Após as 24 horas, adicione os materiais picados e a água em uma panela, adicionando água extra e uma colher de chá de sal. Ferva a mistura por uma hora.

Etapa 2: Prepare o corante

Despeje a mistura de corante reduzida através de uma peneira ou filtro em uma tigela, pressionando os materiais para espremer qualquer excesso. Adicione 2 colheres de sopa de alúmen por meio litro de líquido e misture bem. O alúmen ajuda a fixar o corante no tecido e permite que o pigmento retenha.

Etapa 3: Escolha seu método de tingimento

Depois de escolher seu tecido, seja uma camiseta casual ou um tecido maior, você deverá escolher como vai usar o corante. Claro, tie-dye é divertido e pode ser uma excelente maneira de experimentar torções e laços criativos; existem diferentes técnicas que resultam em diferentes estampas.
foto

Antes de tingir, verifique se o tecido foi lavado e seco. Despeje a tinta no padrão desejado e coloque a peça em um ambiente externo para secar. Atenção: Só desamarre o tie-dye quando ele estiver completamente seco.

Se você deseja saber quais itens naturais você pode usar para criar as cores que deseja, separamos alguns orgânicos bons para produzir corantes fortes. Opte sempre por frutas, legumes e flores com cores bem presentes, assim as cores da tinta também ficarão fortes no tecido. Não esqueça que cascas e caroços também podem proporcionar colorações!

Algumas cores populares para tie-dye naturais são:

Rosa – Beterraba, morangos, rosas de cor escura ou pitaya.
Laranja– Cebola amarela, cenoura, açafrão


Roxo azulado – feijão preto, mirtilos, cascas de uva ou cascas de jaboticaba.
Verde- Grama, espinafre, alcachofra, couve, entre outros.

Sinta-se livre para experimentar o que você tem e ver que combinações de cores divertidas você pode criar!

Com informações de Mystical Raven

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 19 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui notícias que são boas de se ler.