Como escolher uma TV moderna? Características e modelos

Há quase um século, as TVs se tornaram uma parte central de qualquer lar. Na atualidade, com a rápida evolução das tecnologias, a oferta desses aparelhos cresceu tanto que pode ser difícil escolher a TV certa entre tantas opções disponíveis.

Pensando nisso, vamos apresentar aqui um guia rápido com os aspectos a considerar antes de comprar uma TV. Por outro lado, para facilitar ainda mais a escolha, vamos mencionar alguns dos modelos mais populares do mercado.

Qualidade de imagem

Embora a maioria das pessoas considere que a resolução é o único aspecto a ser considerado na hora da escolha de uma TV, esse é apenas um dos fatores que contribuem para a qualidade final da imagem.

No entanto, a resolução é fundamental, pois indica o número máximo de pixels que uma TV pode exibir. A modo de referência, as antigas TVs de tubo tinham uma resolução média de 480p. Hoje, a resolução padrão é de 720p, que já não é considerada HD. O que costumava ser chamado de “full HD”, ou seja, 1080p, agora é considerado HD regular.

As televisões mais avançadas possuem resolução 4K (ou, em alguns casos, até 8K), o que se traduz em imagens em 2160p (ou 4320p no caso do 8K)

contioutra.com - Como escolher uma TV moderna? Características e modelos

Tecnologia de exibição

Embora poderíamos dedicar um (ou vários) artigos para mencionar todos as peças que compõem a imagem de uma televisão, decidimos focar na resolução e na tecnologia da tela. Após explicar a resolução, vamos agora abordar a tecnologia da tela.

A tecnologia da tela, que inclui os materiais utilizados e como eles são dispostos, tem um impacto direto em diversos aspectos da qualidade da imagem. Atualmente, os tipos mais comuns de telas são os LED, que praticamente substituíram as telas de plasma.

Existem 3 tipos principais de LEDs (com algumas variações), LEDs clássicos, OLEDs e QLEDs. Cada um representa uma melhoria ou avanço técnico em relação ao anterior, o que resulta em uma escala de qualidade rápida e notável.

Vamos começar pelos LEDs. Embora essa tecnologia tenha alguns anos, ainda é uma escolha muito popular entre os consumidores. Se bem sua qualidade certamente não pode ser comparada à dos modelos mais recentes, a TV clássica de LED oferece bom desempenho a um preço muito mais acessível que os modelos LEDs mais avançados.

Um exemplo disso são as TVs LED da linha Sony Bravia. Essa é uma das linhas mais antigas da famosa marca, que oferece tanto modelos clássicos quanto modelos mais avançados. O destaque para a TV LED tradicional dessa linha é o preço, sendo um dos aparelhos mais acessíveis do mercado.

A tecnologia Quantum Dot, presente nas QLEDs, melhora ainda mais a reprodução de cores e o desempenho em comparação com as telas LED tradicionais. Isso garante uma excelente experiência de visualização na hora de assistir qualquer filme ou série da Netflix.

Esses aparelhos se destacam pelo brilho excepcional, que supera qualquer tecnologia anterior e permite uma imagem nítida mesmo em ambientes com muita luminosidade. Para representar esses modelos de última geração podemos mencionar o Samsung QN90A Neo QLED 4K.

contioutra.com - Como escolher uma TV moderna? Características e modelos

TVs pequenas

Vamos começar discutindo TVs pequenas. Embora muitos acreditem que o tamanho do aparelho é o aspecto mais importante de uma TV, a escolha dependerá mais do uso pretendido e do ambiente, já que cada modelo possui uma finalidade específica.

As TVs pequenas, geralmente com até 40 polegadas, se destacam por sua multifuncionalidade. Uma grande vantagem desses modelos menores é a capacidade de serem utilizados como monitores ou telas secundárias para PCs, ao contrário dos modelos médios ou grandes.

Uma TV pode ser considerada pequena quando seu tamanho não excede as 40 polegadas. Embora o tamanho seja um guia e não uma regra estrita, em geral, tanto fabricantes quanto consumidores se orientam por ele.

Modelos em torno de 30 polegadas são perfeitos como monitores, enquanto as que se aproximam das 40 polegadas funcionam bem como TVs principais em espaços reduzidos. Em geral, uma TV nessa faixa de tamanho pode ser posicionada a uma distância de um a dois metros.

Entre os diferentes modelos disponíveis, o Samsung TU8000 de 43″ se destaca como um dos poucos modelos de TVs pequenas com resolução 4K.

TVs médias

As TVs de tamanho médio são aparelhos super versáteis, podendo ser utilizados em uma grande variedade de ambientes. Além disso, por serem as mais populares, muitas vezes podem ser encontradas com descontos ou a preços bem mais acessíveis em comparação com as TVs muito grandes ou muito pequenas. Geralmente, as TVs de tamanho médio variam de 43 a 55 polegadas, o que as torna adequadas para uma grande variedade de espaços, de quartos a salas de estar. Para uma experiência ideal, essas TVs devem ser posicionadas a uma distância entre 2 e 3 metros. Um dos modelos mais recomendados nesse tamanho é o LG OLED CX de 55 polegadas.

TVs gigantes

Finalmente, existem também as TVs gigantes. Esses aparelhos enormes começam com tamanhos a partir de 65 polegadas e podem se estender até mais de 75. Embora possam oferecer uma experiência cinematográfica em casa, é importante que essas TVs sejam instaladas apenas em espaços bem amplos, pois podem causar danos oculares caso sejam visualizadas a uma distância inferior a 2 metros.

Para esse tipo de TV, uma das melhores recomendações é a linha Bravia, da Sony, já mencionada nesse artigo. O Sony Bravia X950H é o modelo de maior destaque, oferecendo uma tela colossal de 75 polegadas e, como era de se esperar, resolução 4K.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.