Tudo o que você precisa saber ao comprar um novo alto-falante. Alto-falantes para computador, alto-falantes wireless, alto-falantes para sala e alto-falantes com bluetooth, todos os tipos de alto-falantes e as características que você deve levar em consideração para não falhar na sua compra.

O objetivo do jbl boombox é reproduzir sons por meio de um transdutor eletroacústico, onde as ondas elétricas são convertidas em energia mecânica, que posteriormente se transformam em ondas de frequência acústica.

Feito isso, o som é gradualmente transmitido pelo ar até que finalmente alcance os ouvidos do receptor. É nessa parte do corpo que essas ondas são captadas, que depois se transformam em impulsos nervosos que chegam ao cérebro, que finalmente interpretam como vozes, som, música ou onomatopeia.

Ahora que ya habéis conocido en términos generales cómo funcionan unos altavoces, vamos a desgranar todas las partes que conforman a estos periféricos para después hablaros de los distintos tipos que podemos encontrar en el mercado, con el objetivo de que podáis hacer una compra de lo más objetiva.

Principais características dos alto-falantes

Primeiro, vamos nos aprofundar nos vários recursos que podem ser encontrados nos alto-falantes em geral. Desta forma, temos certeza que você poderá entender melhor como funcionam:

Resposta de frequência

Esse valor está relacionado à qualidade do som que chega ao ouvido do ser humano. É medido em diferentes níveis de frequência de áudio (de 20 a 20.000 Hz). Nesse sentido, quanto maior for a resposta de frequência, maior será a qualidade do som final. Como esse valor não é completamente plano, a resposta não será a mesma para sons graves e agudos. Por isso, é muito importante que haja a menor diferença de som (em decibéis) para evitar distorções.

Potência

Essa característica está relacionada à quantidade de energia elétrica que os alto-falantes são capazes de suportar. Não tem nada a ver com potência acústica e é sempre medido em watts. Se o alto-falante receber muita “energia”, ele pode ser danificado ou o som pode ficar distorcido. Deve-se notar que existem dois tipos de energia:

• Potência nominal. Esta é a quantidade de potência “máxima” que o alto-falante pode suportar antes que ele se deteriore. Caso contrário, pode sofrer danos permanentes, uma vez que o periférico não consegue dissipar o calor produzido pela corrente elétrica.
• Potência permitida. Isso consiste nos picos de sinal que os alto-falantes podem suportar em curtos períodos de tempo, logo antes do diafragma dentro da bobina se deteriorar.
Impedância

A impedância é um valor medido em ohms e tem a ver com a “oposição” que o som tem ao passar por uma corrente alternada. No caso dos altifalantes, a impedância varia em função da frequência e, portanto, também do modelo do altifalante. De uma forma ou de outra, se você deseja obter a maior transferência de energia entre a fonte de som (o amplificador) e o alto-falante, as impedâncias entre os dois componentes devem ser as mais semelhantes possíveis.

Sensibilidade

A sensibilidade mede nada mais e nada menos do que a relação entre o nível elétrico da entrada do alto-falante e a pressão sonora obtida pelo som produzido. É sempre medido em DB / W a um metro de distância e aplicando uma potência de 1W diretamente no alto-falante.

Desempenho

Aqui, o grau de sensibilidade do alto-falante é medido. É um valor que determina a relação entre a potência acústica irradiada e a potência elétrica de entrada. Se o desempenho do alto-falante for baixo, está entre 1-5%. Em outras palavras, se entrarem 100W, por exemplo, apagam-se 1-5W.

Distorção

O alto-falante pode ser considerado um dos sistemas de áudio que causa mais distorção, pois existem todos os tipos de elementos que a causam, como vibrações parciais ou fluxo de ar. Grande parte da distorção é normalmente encontrada em sons graves.

Imagem de capa meramente ilustrativa: Foto de jovan curayag no Pexels

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.