Depois de pesquisar inúmeras oportunidades de trabalho e enviar uma porção de currículos, é comum sentir algum nervosismo quando as convocações para entrevista de emprego começam a chegar. São muitas as dúvidas que surgem nessa hora: O que vestir? Como se comportar? Será que vai haver algum teste? Que tipo de informação os recrutadores querem saber?

No entanto, o ideal é focar seu questionamento naquilo que pode ser útil saber nessa etapa da seleção profissional. Por exemplo, você pode checar quais são as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego e treinar as suas respostas. Além disso, confira as nossas dicas para evitar a ansiedade antes, durante e depois de suas entrevistas.

Dicas para você evitar o nervosismo em uma entrevista profissional

Antes de mais nada, é bom lembrar que o nervosismo com relação a uma entrevista de emprego é um sentimento normal — tanto para os iniciantes quanto para profissionais experientes que sonham em garantir um novo contrato de trabalho. Isso significa que, em algum grau, esse tipo de ansiedade também atinge os candidatos que serão seus concorrentes à vaga!

Para ter um bom desempenho frente aos recrutadores, é importante manter a ansiedade sob controle e demonstrar autoconfiança na medida certa. Veja como conseguir isso:

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Antes de ir para uma entrevista de emprego, vale a pena fazer uma preparação básica que ajuda a driblar o nervosismo:

● Dê uma olhada no site e nas redes sociais do seu contratante em potencial. Isso ajuda a entender melhor qual a cultura da empresa, os principais fatos que você precisa saber e qual o tom usado nas comunicações da marca.
● Anote as suas perguntas sobre a vaga ou outros dados relacionados à contratação. Afinal, é provável que os entrevistadores queiram saber se você tem alguma dúvida.
● Estude seu CV para saber explicar qualquer detalhe sobre as informações contidas nele.
● Treine para responder às questões que normalmente são feitas em uma entrevista de emprego (você pode checar isso no link do início deste artigo)
● Organize a sua ida à entrevista: cheque o endereço e veja como chegar, prepare o que vai vestir e o que vai levar, acione seu alarme para chegar ao local pontualmente etc.
● Alimente-se bem e relaxe!

Ao se preparar bem, você vai se livrar de uma grande parte do nervosismo. Aproveite para refrescar a mente com a certeza de que está no caminho certo para ter sucesso na entrevista.

O que você deve lembrar na hora de sua entrevista

Procure chegar à empresa por volta de 20 minutos antes do horário agendado para a entrevista de emprego e entenda que, mesmo sendo pontual, você pode ter que aguardar. Lembre-se também do seguinte:

● Desligue o seu celular assim que chegar. Muitas pessoas têm o hábito de pesquisar na internet enquanto esperam, mas isso pode passar a impressão de que você precisa se distrair o tempo todo ou é dependente do celular.

● Sempre há algum grau de formalidade em uma entrevista, então deixe os chicletes em casa e procure ser cordial e amigável — sem forçar intimidade.
● Mantenha uma postura confortável, mas ereta. Isso transmite credibilidade e ajuda você a respirar melhor.
● A linguagem corporal também faz muita diferença em uma entrevista de emprego. Por isso, procure fazer contato visual, deixar as suas mãos à vista e sorrir naturalmente.
● Evite pensar na pessoa que está fazendo as perguntas como alguém que quer descobrir os seus pontos fracos ou induzir você ao erro. Ela está ali para avaliar qual dos candidatos tem o perfil mais adequado para preencher a vaga, de acordo com as necessidades da empresa.
● Escute atentamente o entrevistador ou a entrevistadora antes de responder. Isso evita que você dê alguma resposta sem sentido ou se alongue demais em algum tema que não seja relevante para a questão.
● Procure manter a autenticidade. Mesmo tendo um comportamento apropriado, você não precisa (e nem deve) agir de modo decorado ou falso. Responda às perguntas com honestidade e seja fiel a quem você é.

Drible o nervosismo depois da entrevista de emprego

Nem sempre os candidatos são avisados sobre os próximos passos de um processo seletivo profissional. Mas fique à vontade para perguntar qual a melhor forma de manter contato e pedir uma previsão de quanto tempo leva para a empresa chamar após a entrevista de emprego.

Mesmo que os entrevistadores não possam lhe informar uma data certa, isso ajuda a controlar o nervosismo até que você receba uma resposta!

Photo by Tim Gouw on Unsplash

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.