Como a Psicologia pode ajudar a vender em uma loja virtual

Sejam pequenas ou grandes, conscientes ou subconscientes, a todo o momento estamos tomando decisões, inclusive essa que você tomou agora para ler esse artigo.

CONTI outra

A mente humana realmente é algo surpreende. Somo a todo instante condicionados tanto pelo nosso consciente quanto pelo nosso subconsciente.

Pense o seguinte, quando você precisa escrever um texto, ou fazer alguma conta você pensa bastante sobre o assunto, raciocina e o fez certo?

Nesse momento é o seu consciente dominando, pois você precisa raciocinar sobre como desenvolver a atividade da melhor maneira.

Agora imagina duas situações, em uma você vai escovar os dentes, você pega a pasta, e faz a escovação diária. Você fica raciocinando em como escovar os dentes?

Aposto que não. Você automaticamente começa a escovação mecanicamente, afinal o seu subconsciente acredita que sabe como fazer.

Imagina uma outra situação, você sem querer colocou a mão em uma panela quente, você irá pensar “Nossa, essa panela está quente preciso tirar minha mão”?

Provavelmente não, ao mesmo tempo em que colocar a mão instantaneamente você a tirará após sentir queimá-la. É o seu subconsciente agindo.

Dessa maneira, empresas do mundo todo, tanto físicas quanto virtuais passaram a estudar o comportamento humano para ampliar as vendas. E os resultados? Surpreendentes.

Resumidamente, todos nós possuímos mecanismos cognitivos – também conhecidos como gatilhos mentais – responsáveis por nossas escolhas, digamos, no piloto automático.

Quais os melhores gatilhos mentais para uma loja virtual?

Antes de falar propriamente sobre os gatilhos mentais é importante você ter em mente que o ser humano vive resumidamente para tomar decisões.

Sejam pequenas ou grandes, conscientes ou subconscientes, a todo o momento estamos tomando decisões, inclusive essa que você tomou agora para ler esse artigo.

Nesse sentido, comprar e vender produtos e serviços não seria diferente, afinal, para adquirir qualquer produto é necessária uma tomada de decisão.

Aí entra os gatilhos mentais, afinal, como você toma uma decisão tanto conscientemente quanto inconscientemente, a decisão de compras não seria diferente, correto?

Ou vai dizer que você nunca comprou nada por impulso, e depois ao racionalizar o custo-benefício se perguntou “Onde eu estava com a cabeça”?

Foi à empresa utilizando as técnicas de gatilhos mentais que certamente funcionaram.

Então se você está aprendendo a como abrir uma loja virtual, é muito importante usar a psicologia ao seu favor, para isso separamos cinco gatilhos mentais que você deve aplicar imediatamente no seu e-commerce.

1 – Urgência

Você precisa começar hoje mesmo, antes que seja tarde. Entre agora na página do seu e-commerce e não perca mais tempo.

Garanto que você correu abrir a página do seu e-commerce, correto?

Esse é o gatilho mental da urgência, afinal, é através dele que você evitará o pensamento racional da pessoa, procurando fazê-la agir por impulso.

Muitas empresas utilizam com maestria, e uma data bastante comum que é uma aplicação do gatilho de urgência é o Black Friday.

Nesse sentido, para ativar o gatilho da urgência é necessário despertar no subconsciente da pessoa que caso não tome aquela decisão AGORA irá perdê-la.

Então, quando se pensa em promoção de algum produto ele deve possuir um prazo, e quanto mais curto melhor.

2- Escassez

Vou te oferecer um treinamento por apenas R$ 199,00. É isso mesmo, mas você precisa acessar agora meu site, pois só existem duas vagas, e uma precisa ser sua.

Já está querendo adquirir meu treinamento?

Repare que nesse gatilho utilizei a urgência e a escassez ao meu favor. Afinal você tinha que pensar rápido, pois só existiam duas vagas

Nesse sentido, os gatilhos mentais de urgência e escassez são geralmente usados juntos e tem uma grande importância afinal:

  • A pessoa precisa tomar uma decisão rápida;
  • Os produtos irão se esgotar em pouco tempo;
  • O site pode sair do ar em poucos segundos;
  • Você irá ficar sem o produto caso não decida agora.

Repare que ele mexe profundamente com o seu subconsciente, tirando completamente sua capacidade de raciocínio na decisão.

Por essa razão, aplicar essa técnica na sua loja virtual ajudará sobremaneira a ampliar as vendas do seu negócio.

3 – Autoridade

Você já comprou algo de um e-commerce que não confiava? Já tomou alguma vitamina de uma marca que nunca ouviu falar?

Provavelmente não. Dessa maneira, mesmo utilizando os gatilhos mentais da urgência e escassez, você não terá resultado algum se não criar o gatilho mental da autoridade.

O gatilho da autoridade pode ser criado de diversas maneiras, a mais comum é desenvolver conteúdos pertinentes ao seu nicho colocando-se como especialista.

Para exemplificar, imagine que você venda roupas em sua loja virtual, você pode criar um e-book gratuito falando tudo, absolutamente tudo sobre as tendências da moda.

Na autoria do e-book você coloca o seu nome e denomina-se especialista em moda.

Para dar ainda mais credibilidade, nesse caso citado, você pode criar diversos artigos relacionados ao tema, e em todos colocar o seu nome denominando-se especialista em moda.

Quando oferecer o produto e buscar ativar o sentido de urgência na mente do seu cliente, e ele entrar no seu site, verá que o proprietário é o “especialista em moda”.

E, comprar uma roupa exclusiva que vai acabar em pouco tempo, com um bom preço e feita por um especialista de moda, é absolutamente fantástico, não é mesmo?

4 – Prova social

As pessoas geralmente costumam seguir outras pessoas.

Você pode observar esse comportamento em tudo na sua vida, no trabalho, nos estudos, e até mesmo nos momentos de lazer.

Desse modo, se você tem um amigo que entende um pouco de determinado assunto e precisa adquirir algo sobre aquele assunto acaba sempre o consultando, acertei?

Esse gatilho mental está absolutamente vinculado ao gatilho da autoridade, pois, muitos “entendedores” indicando o mesmo produto, tornam esse produto uma referência.

Dessa maneira, existem os influenciadores digitais. Pessoas que entendem sobre determinado assuntos e que são contratadas para fazer a divulgação do seu produto ou serviço.

Esses influenciadores, muitas vezes ganham por comissão ou conversão, e ajudam o seu e-commerce a ganhar autoridade digital.

Através dos influenciadores, as pessoas entrarão do site do “especialista” que terá um produto extremamente barato que acabará em pouco tempo.

Com tanta gente atrás desse produto, é melhor garantir logo, não é mesmo?

5 – Reciprocidade

Esse gatilho mental tem bastante particularidade com que dissemos sobre oferecer um e-book gratuito para gerar autoridade.

As pessoas são subconscientemente condicionadas a retribuir gentilezas, afinal, se alguém lhe fez um favor, você procura todos os meios de retribuir esse favor.

Logo, quanto mais o seu e-commerce fizer pelas pessoas, mais elas retribuirão a gentileza, comprando o seu produto.

Nesse momento existem as chamadas iscas digitais, que podem ir desde simplesmente ganhar um e-book em troca de um e-mail, quanto um brinde exclusivo.

É importante definir bem a estratégia da reciprocidade para passar realmente a impressão de gentileza para o seu cliente.

Nesse ínterim, quanto mais gentilezas você fizer, mais as pessoas vão retribuir.

E quando a gentileza vem de uma autoridade no assunto, indicada por inúmeros entendedores, e ainda tem um produto barato e exclusivo para oferecer, não dá pra resistir.

Entendeu a psicologia?

Sabendo usar muito bem esses cinco gatilhos mentais, certamente a sua loja virtual começará a dar um salto em relação ao seu concorrente

Todavia, existe na internet hoje muitas pessoas trabalhando intensamente os gatilhos mentais para conversão de seus produtos.

Sendo que, alguns setores encontram-se bastante saturados de “autoridades no assunto”.

Dessa maneira, usar a criatividade aplicando os gatilhos mentais faz toda a diferença, inclusive, participando de cursos sobre o assunto.

Então se você está começando no universo digital, certamente precisará se aprofundar no assunto para usar a psicologia a favor da sua loja virtual.

 

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.