Comerciante cria ‘mesa solidária’ para doar alimentos durante pandemia

É em meio às maiores crises que se descobre o que cada um tem dentro do coração. Enquanto muitos lotam carrinhos de supermercado, sem pensar no próximo, outros dividem o que pouco que tem.

REDAÇÃO CONTI outra

A ameaça do Covid-19 causou uma corrida por alimentos e produtos de higiene e limpeza nos supermercados, o que têm feito as prateleiras destes estabelecimentos rapidamente se esvaziarem, Com isso, muitas famílias – especialmente as que vivem em situação de vulnerabilidade econômica – estão sendo afetadas pela escassez.

Com o intuito de fazer algo para tentar amenizar esta situação, o comerciante Vinícius Morgado, de 32 anos, teve uma ideia maravilhosa: criar uma ‘mesa solidária’. Em frente ao seu supermercado em Praia Grande, no litoral de São Paulo, ele pôs uma mesa repleta de alimentos gratuitos e uma placa com os dizeres “Vamos Vencer”.

Ao G1, o comerciante contou que notou a dificuldade de famílias que precisam do alimento, inclusive de mães que estão com os filhos sem ir às escolas. “Tive a ideia de ajudar com a mesa cheia e colocar a placa para incentivar quem passa por aqui a deixar sua doação, para criar uma corrente de ajuda”, comenta.

A placa pregada à ‘mesa solidária ainda diz: “Se você não tem, pegue consciente!” e “Caso queira, deixe aqui sua doação”. A iniciativa foi bastante elogiada entre os moradores da cidade, que aderiram a campanha e levaram produtos até o local.

Na mesa solidária criada por Vinícius, qualquer um pode deixar sua contribuição, e não precisa ser com um alimento comprado no seu supermercado, pode ser de casa ou de outro mercado das redondezas.

“Não importa o local que eles comprem, o que interessa é fazer parte disso. Não estou no mundo para fazer peso, a gente precisa entender a dor do próximo e pensar em formas de ajudar”. declara Morgado.

A mesa já arrecadou itens como: macarrão, batatas, óleo, farinha e outros alimentos diversos. Segundo o proprietário do supermercado, a ação já tem ajudado algumas pessoas. “As pessoas pegam com consciência, separando aquilo que precisam”, comenta.

A ação também atraiu alguns moradores da região, que contribuíram com mais doações. Vinícius explicou que a primeira mesa foi feita com doações do mercado, mas a intenção é que ela fique completa com as doações de quem passa pelo local. Ele comenta que a iniciativa vai continuar e a mesa vai permanecer em frente ao mercado.

“Quando você pensa em negócio, você pensa em financeiro, mas quando você pensa em vida, o que interessa é algo muito maior”, finaliza o proprietário do mercado.

IMAGEM DE CAPA: Mesa cheia de alimentos gratuitos em frente a mercado de Praia Grande (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.