O moedor é essencial, provavelmente muito mais do que você esperaria, não é apenas moer até certo ponto e voila. São muitos os fatores que influenciam a moagem e é por isso que existem tantos moedores e tantos preços. A indústria continua trabalhando arduamente em pesquisas e melhorias de materiais e é muito provável que em alguns anos veremos moedores tão estranhos quanto moedores com 6 jogos de rodas para a mesma granalha.

A primeira coisa é ser totalmente honesto, se você quer um bom resultado provavelmente deve repensar seu orçamento, diminuir o da máquina e aumentar o da fábrica. É muito comum pensar muito mais na máquina porque ela é mais imponente e complexa, muitos querem ter uma ótima máquina com “La Marzocco” escrito no verso, mas não se consegue muito se a máquina tiver muitas funções, mas não eles podem ser colocados à prova com uma moagem ruim.

Com dispensador e sem dispensador, quais são as diferenças?

Moedor expresso com dispensador

Os moedoresdosadores são projetados principalmente para uso onde o fluxo de clientes será grande em um curto período de tempo, como em hotéis ou cassinos com horários de refeição muito marcados. O moedor de café vem equipado com um segundo recipiente onde armazena o café que você mói antes de servir para que seja mais imediato, agora é importante saber que o ideal é que a moagem seja feita um pouco antes de ser necessário o seu uso, se você moer bem antes do uso, o café vai perder a intensidade e o aroma no ar. Tente evitá-los, a menos que você tenha fluxos muito pesados.

Vantagens:

– É mais fácil de usar, pois só possui a dose padrão determinada pelo fabricante.
– Você pode moer o café de que precisa antes do serviço e assim atender a uma demanda com mais rapidez.

Desvantagens:

– O café perde frescor em alta velocidade ao ser moído com antecedência.
– Você não pode alterar a dose à vontade, o fabricante determina um padrão, se você pretende trabalhar o café em seu máximo benefício e qualidade, deve procurar um sem dispensador, mas precisará de mais conhecimento de uso e mais trabalho de calibração.
– São mais difíceis de limpar.
– Cada vez menos estão sendo fabricados e é difícil encontrar as peças.

Como se usa? É muito simples, pois a vantagem é o fato de as doses estarem estabelecidas, uma dose refere-se aos gramas de café que você vai usar, para um expresso simples (a base de todos os outros preparos) você precisa de 1 dose, para um duplo expresso, 2 doses. Cada dose é obtida colocando o porta-filtro no espaço alocado sob o dispensador e acionando a alavanca uma vez para cada dose necessária.

Moedor de barras sob demanda

‘OnDemand’ refere-se ao fato de o moedor manter todos os grãos intactos e só ser acionado por um curto período de tempo posicionando o porta-filtro sob a bica de saída do moedor, para que o café seja moído segundos antes de ser utilizado e caia diretamente onde será usado.

Nos últimos anos eles se tornaram os moedores mais utilizados no mercado, pois entregam um resultado de qualidade consideravelmente melhor, neles você pode facilmente regular a espessura da moagem e ter a capacidade de dosar com uma precisão de menos de um grama. quantidade ideal para sua bebida.

Existem alguns com display digital que medem a quantidade de café moído por hora, são muito confortáveis de usar e, sempre que puder, aponte para eles ou aqueles que medem em gramas. Aqueles que não possuem tela ou peso integrado são mais básicos, mas é possível utilizá-los pesando-se separadamente e contando mentalmente os segundos de cada moagem, é claro que você precisa praticar para isso.

Vantagens:

– Aumenta consideravelmente a qualidade de um expresso em relação a um feito com café previamente moído.
– Permitem calibrar o expresso com grande precisão e assim tirar o máximo proveito de um bom grão.
– São limpos e reparados com mais facilidade.

Desvantagens:

– Você precisa ter um maior conhecimento como barista para utilizá-los.

Imagem de capa meramente ilustrativa:Foto de Marta Dzedyshko no Pexels

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.