“Cine Janela” a iniciativa que projeta filmes na fachada dos prédios para todos que estão de quarentena.

Em tempos de confinamento, uma projeção na fachada de um prédio pode se tornar uma sessão de cinema. Confira o projeto!

Ana Carolina Conti Cenciani

Com a chegada do vírus Covid-19, medidas precisaram ser tomadas e a quarentena foi uma das principais orientações para que o vírus não se propagasse. Além disso foram fechados temporariamente alguns estabelecimentos que geravam a aglomeração de pessoas, dentre eles: os cinemas.

Foi a partir dai que Jamile Coelho, Cíntia Maria, e o gestor Cultural Chicco Assis tiveram a ideia de fazer um cinema diferente. Como estavam todos em casa, o projeto “Cine Janela” achou uma maneira de entreter as pessoas durante a quarentena. A rede colaborativa projeta filmes nas fachadas de um prédio de Salvador, transformando as próprias varandas e janelas em telas de cinema para os moradores da região.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Hoje (27) é sexta feira e teve mais cinema no conforto da sua casa. 🎥🍿 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A nossa VI Sessão foi pensada por 3 integrantes do COATO coletivo (@coatocoletivo), Ixchel Castro (@ixchel.caf), Mirian Fonseca (@mirisfonseca) e Natiely Santos (@nattyysan) e traz cinco curtas de animação internacionais, são eles: “Cuerdas”, “La Cour”, “Tamara”, “The Power of Teamwork” e “The Egyptian Pyramids”. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Nossas sessões do 2 de Julho contam com o apoio da Fundação Gregório de Mattos (@fgmoficial) que nos emprestou um projetor incrível que traz uma maior nitidez pra quem tá assistindo. Estamos muito felizes com todo o apoio que estamos recebendo e pela parceria. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Todos os dias tem Cine Janela. 😎 Começamos às 19h, hein?! Chama a vizinhança do 2 de Julho! #cinejanela

Uma publicação compartilhada por Cine Janela (@cine.janela) em


Por enquanto, o projeto ocorre no bairro Dois de Julho e prioriza a transmissão de filmes mudos, para que nenhum vizinho se incomode com o som. Consequência disso é a cultura sendo espalhada, filmes clássicos –como Tempos Modernos, de Charlie Chaplin- são projetados e muitas pessoas podem ter acesso.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cine Janela (@cine.janela) em


Ocorrendo sempre às 19h no Edifício Maria Helena, a programação também contou com curtas metragens de animação, como Hair Love, vencedor do Oscar na categoria, “Dia Estrelado”, “Guida” e “Vida Maria”.

Além de realizar suas próprias exibições na região do Dois de Julho, o grupo incentiva outros projetos e aqueles que quiserem fazer projeções em outros edifícios da cidade. A página no Instagram do grupo (@cine.janela) é sempre atualizada com a programação e dá um gostinho da experiência.

Com informações de iBahia

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 19 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui notícias que são boas de se ler.