Cientistas alcançam teletransporte quântico com 90% de precisão

O futuro previsto por muitos pode estar mais próximo do que imaginávamos.

CONTI outra

Os cientistas fizeram um avanço importante e conseguiram teletransportar informações quânticas de alta fidelidade a uma distância total de 44 quilômetros, gerando expectativas porque isso significa que eles estão cada vez mais próximos de fazer uma internet quântica super segura e super rápida.

O fato é que tanto a fidelidade dos dados quanto a distância de transferência são cruciais para os cientistas que estão construindo a rede de comunicações da próxima geração.

Nos últimos avanços, a equipe de cientistas alcançou um nível de precisão de dados de mais de 90% com suas informações quânticas, que eram enviadas por meio de extensas redes de fibra óptica semelhantes ao sistema atual da Internet.

A esse respeito, o físico Panagiotis Spentzouris do laboratório de física de partículas e aceleração do Fermilab no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) comentou: “Estamos muito satisfeitos com esses resultados, esta é uma conquista fundamental no caminho para a construção de uma tecnologia que redefinirá a forma como realizamos a comunicação global”.

E embora os cientistas reconheçam que o emaranhamento quântico e o teletransporte de dados são uma ciência complexa que ainda requer mais avanços, as conquistas recentes são encorajadoras porque estão cada vez mais perto da rede se tornando uma realidade e com as características fascinantes de aumentar a velocidade do poder de computação.

Desta forma, a internet quântica seria ultra-segura contra tentativas de hacking. Além disso, os cientistas acreditam que, por enquanto, “as redes quânticas na internet vão atuar como extensões especializadas da internet clássica, ao invés de uma substituição completa”.

Além disso, a física do Caltech Maria Spiropulu mencionou: “Estamos muito orgulhosos de ter alcançado este marco em sistemas de teletransporte quânticos escaláveis, de alto desempenho e sustentáveis.” E acrescentou que “Os resultados vão melhorar ainda mais com as atualizações do sistema que esperamos concluir até ao segundo trimestre de 2021”.

***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.