Ciência explica que hábito de reclamar atinge negativamente seu cérebro

Muitas vezes nos sentimos esgotados e não sabemos exatamente o motivo, avalie se você convive com alguém que vive reclamando de tudo, pois esse hábito pode afetar a sua saúde mental, ou mesmo se você é o autor das críticas e reclamações, essa atitude afeta em cheio o seu cérebro e faz um grande mal a ele. Quer saber mais?

Para entendermos melhor o que a ciência explica, visitamos alguns estudos e chegamos a 8 maneiras de fugir de um resmungão.

Se você é desses que só reclamam, vai saber agora o que as pessoas farão para se livrar da sua negatividade, ou se você apenas é obrigado a conviver com um reclamão, aprenda agora a sair de situação que te sugam completamente a energia:

Antes disso tentaremos provar aqui, baseados no texto desenvolvido pelo articulista Steve Parton, que reclamar pode sim afetar o seu cérebro e o daqueles que convivem com você!

“Você vê, a coisa sobre toda essa negatividade, de lamentar, de apego aos desejos, de reclamações sem sentido sobre coisas impermanentes que sempre continuarão a passar em uma existência onde o tempo avança – o que é: tudo causa estresse. Quando seu cérebro está desencadeando essas sinapses de raiva, você está enfraquecendo seu sistema imunológico; você está aumentando sua pressão sanguínea, aumentando seu risco de doença cardíaca, obesidade e diabetes e uma infinidade de outras doenças negativas – como a psicologia hoje menciona”, explica ele.

Nesse texto ele conclui que, quanto mais você reclamar, mais você alimentará a força reclamona do seu cérebro.

Conviver com quem reclama te força a trocar energias negativas

Os neurônios-espelhos explicam isso. Quando escutamos muita reclamação daqueles que convivem conosco, nossos neurônios nos respondem imediatamente como um espelho, fazendo com que nos identifiquemos ou não com aquilo, mas mesmo que não nos identifiquemos, a reação é imediata, e trocamos energias negativas com o outro que reclama constantemente. É nesse momento que nos prejudicamos.

Não se desespere! Listamos aqui 7 maneiras de você se livrar dessa negatividade:

1- Afaste-se por tempo indeterminado

Existe um ditado que diz que somos o resultado das 5 pessoas que convivem conosco, então… Escolha bem essas 5 pessoas, e não se permita ficar próximo de quem reclama constantemente porque você pode se tornar um reclamão em breve! Se esse reclamão for uma pessoa muito próxima, como um filho, um marido, a mãe ou o pai, tente fazer os próximos passos a seguir:

2 –Use a palavra positivamente

Fale amparando! Sim, sempre! Não estenda conversa inútil, entenda a batalha do outro, diga que compreende, mas que não concorda, ok? Não concorde com ele só para o deixar feliz! Insista dizendo que é preciso ver o lado bom das coisas.

3- Procure se aproximar de pessoas gentis

Gentileza gera gentileza, não é mesmo? Pois bem, não se martirize tentando ajudar quem não quer ser ajudado, e não se conecte na mesma vibração que ele, quando sentir a negatividade da reclamação chegando perto de você, bloqueie com uma oração ou uma mentalização positiva. E diga para si mesmo e para o outro que tudo ficará bem!

4- Mude o hábito

Mudar um hábito não é fácil, mas estudos indicam que para conseguir mudar é preciso uma dedicação constante por pelo menos 21 dias. Já ouviu falar nisso né? Então bora colocar em prática?

5- Mudar a direção da conversa

Quando não estamos dispostos a conversar com alguém que reclama costumamos emitir muita energia negativa sem que percebamos. Para evitar isso, sempre que vier reclamar de algo, mude de assunto, ela perceberá que você não está disposta a falar sobre aquilo.

6- Não dê força para os assuntos dela

Se ela vem fazer algum tipo de fofoca e você imediatamente se interessa, senta e dá ouvidos, ela sempre virá fazer o mesmo. Nunca deixe o assunto se estender, e também não aponte o dedo para ela dizendo que ela só critica os outros, só faz fofoca, só reclama…. Isso só vai criar um mal-estar entre vocês. Diga que cada um tem seu motivo para agir como age, e que você compreende a atitude do outro e a dele, afinal, cada um sabe a dor e a delícia de ser como é. E finaliza o assunto.

7- O bom humor sempre ajuda

Lidar com essas pessoas com bom humor faz com que o foco da reclamação mude totalmente. Agora se você se contaminar sempre, não conseguirá mudar a chavinha da negatividade e através dos neurônios-espelhos, o seu cérebro será totalmente afetado…. Ria e não se contamine!

Editorial CONTI outra. Imagem de capa: pathdoc/shutterstock

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.