AUDREY HEPBURN foi uma grande leitora. Sabia que cercar-se de livros te deixa mais humilde?

Audrey Hepburn foi uma das atrizes mais famosas do cinema. Atuou como par romântico dos principais atores americanos, entre eles William Holden, Humphrey Bogart, Gregory Peck, Fred Astaire, Gary Cooper, Cary Grant, Rex Harrison e Sean Connery. Em sua biografia e segundo relatos de quem a conheceu, entretanto, as suas maiores características foram sua elegância e suavidade. Outra característica humanizadora de Audrey foi a leitura.
Saiba mais sobre os benefícios de viver cercado por livros:

A leitura, sem dúvida nenhuma, é a melhor maneira de conquistar conhecimento. Mesmo que frequentemos palestras, cursemos vídeo-aulas, conversemos com pessoas que são referências, anotemos, e revisemos, nada substitui uma leitura completa, calma e minuciosa. Muitos empresários, entre eles, os mais inteligentes e bem sucedidos do mundo, sabem que a melhor maneira de se manter atualizado, competitivo e antenado é lendo! E nós, que também já sabemos disso, acabamos apaixonados por livros e adquirimos muito mais do que conseguimos ler, não é mesmo? E aí vem a CULPA…

Mas, por outro lado, se você tem muitos livros e não consegue ler todos, não se preocupe mais,  pois isso demonstra sua sede de saber, e só de tê-los ali por perto, só isso, já faz com que você se sinta inspirado e motivado a sempre estar aprendendo algo novo.

Outro dia me peguei olhando os meus livros e minha biblioteca particular e pensei: tenho que doar alguns, muitos eu nem li e nem lerei em toda a minha vida. Mas, logo depois que pensei isso, vagando na internet achei uma matéria sobre a incrível biblioteca do escritor Umberto Eco, que em seu acervo pessoal possui 30 mil volumes e comecei a pensar:  “Poxa, e eu achando que tinha muitos, será mesmo que Eco leu todos esses livros?”. E, logo a baixo no texto, veio a explicação: Claro que ele não leu todos, mas o ambiente de sua biblioteca lotada o mantinha faminto pelo conhecimento! Eureka! É isso mesmo que meus livros dizem para mim, mesmo eu não lendo todos, eles me mantém dedicada ao conhecimento e ao prazer de aprender.

Ou seja, quanto mais livros você tem, mais você quer ter, e eles não servem apenas para uma leitura completa, eles podem ser meios de consulta e pesquisa. Eu mesma possuo livros que são meus companheiros de vida, sempre recorro a eles para me lembrar de aprendizados que, às vezes, guardo em uma caixinha da memória e quando percebo, lá estou eu, tendo que revisitá-los.

Quanto mais livros não lidos temos em casa, mais a sua mente te lembra sobre o tanto que você ainda não sabe sobre as coisas e o tanto precisa permanecer humilde. Audrey Hepburn e Umberto Eco, mesmo que inconscientemente, sabiam disso!

Editorial CONTI outra baseado na argumentação do autor e estatístico Nassim Nicholas Taleb sobre as antibibliotecas.

Imagem de capa: reprodução

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

COMENTÁRIOS