Catadores de entulho receberam 30 bicicletas de carga para darem fim ao trabalho escravo dos cavalos

As Ciclolix, como foram apelidadas as bikes doadas pelo governo do Estado de Alagoas aos catadores de lixo, estão fazendo sucesso no mundo.

As Ciclolix, como foram apelidadas as bikes doadas pelo governo do Estado de Alagoas aos catadores de lixo, estão fazendo sucesso no mundo. Elas vieram para substituir os cavalos de carga que constantemente eram maltratados e abandonados quando adoeciam. As diversas denúncias que as instituições de proteção animal recebiam, foram o real motivo para a consolidação da ideia das “Ciclolix”.

O Projeto Relix que incorpora a Ciclolix, nasceu para incentivar e conscientizar a população sobre a necessidade de se dar a destinação correta ao lixo através da reciclagem e do cuidado, tanto com o planeta, quanto com os animais e com os próprios catadores de lixo que fazem um trabalho muito importante e precisam de dignidade.

Para os catadores, a Ciclolix está sendo fundamental e abandonar os cavalos também foi um ato de amor. Maria Goreti da Silva Batista, em entrevista ao G1 disse que a bicicleta é maravilhosa e como se tornou catadora há 3 anos não conseguia cuidar da saúde, mas com a bike ela pode aproveitar para malhar.

“Além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”, brincou.

Imagem; Sesi Alagoas

Lina, a idealizadora do projeto entende que o Brasil ainda está muito atrasado quando o assunto é sustentabilidade. “Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, afirma.

O projeto só se mantém por ter o patrocínio do Sesi Alagoas e o apoio institucional da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas, e a ideia ainda é levar a Ciclolix para as escolas e mostrar para os alunos como ela funciona, enfatizando como os catadores de lixo são importantes para o planeta, além de conscientizar a população para a necessidade do Aterro Sanitário.

Editorial CONTI outra. Imagem de capa: Aliança Comunicação.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.