Calma, é aos poucos que a vida vai dando certo.

Não se desespere não, porque nada é para já. A gente é apressada
demais, não é? Às vezes, pego-ME pensando: será que vou ter um emprego depois da faculdade? Será que vou me casar? Será que vou conseguir ter dinheiro para ajudar a manter minha casa? E o meu futuro marido? E, e… São tantos e se e serás, que a gente acaba caindo no achismo de que as coisas são impossíveis demais para acontecer e, por consequência, a gente se desespera.

Mas a verdade é que há um tempo certo para cada coisa e, ao invés de se projetar tanto para o futuro, tente pensar no que você pode fazer hoje. Ao invés de se imaginar tanto lá na frente, achando que nada vai dar certo, tente pensar no que é possível realizar hoje.

Às vezes, achamos que não vamos dar conta, que não vamos conseguir terminar a faculdade ou encontrar o amor de nossas vidas, achamos que não vamos ter dinheiro e, nossa, essas ideias acabam nos deixando angustiados. Mas calma, é aos poucos que as coisas vão dando certo e não adianta querer apressar porque tudo tem o seu tempo.

Hoje, pode ser o tempo de você estudar, prestar um concurso ou se dedicar para o mestrado, pensando na sua vida futura.

Hoje é tempo de você gostar de você, sem esperar que um relacionamento venha fazer isso no seu lugar. “Quando eu era criança, sonhava em ser adulto, não via a hora de crescer”; depois de adentrar nessa fase, o que mais escuto é o desejo de retornar à infância, de se livrar das obrigações, porque, ah, ser criança é tão bom, né?

Isso me faz pensar no quanto não aproveitamos cada fase, cada momento de nossa vida, porque queremos adiantar as coisas, apressar os passos, as decisões, e deixamos de viver aquilo que o hoje pode nos proporcionar. Deixamos de fazer o nosso possível, porque projetamos nossos olhos no impossível.

Então, não se desespere, porque essa angústia toda não resolve nada, pelo contrário, gera ainda mais problemas. Você vai se formar, vai conseguir um emprego, as coisas vão dar certo. Pode não ser como você esperava, pode não ser no tempo que você achava que fosse, mas vai dar certo. Enquanto isso continue dando o seu melhor, fazendo de todo o possível para alcançar os seus objetivos. Não se culpe e nem se cobre quando chegar ao seu limite; respeite o seu cansaço, permita-se chorar e descansar depois de um dia exaustivo.

As coisas vão dar certo, pode parecer que não, mas vão sim. Pode demorar, mas uma hora as coisas se encaixam em nossa vida; só não podemos gastar nosso tempo e energia em projeções futuras, em dúvidas e incertezas. Use o seu tempo e o hoje para escrever a sua história e, se for preciso, apague-a amanhã e recomece novamente, quantas vezes for preciso. Não se desespere, porque tudo tem o seu tempo.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



Thamilly Rozendo
Estudante de psicologia, apaixonada por artes, música e poesia. Não dispensa um sorvete e adora um pastel de feira com muito requeijão, mesmo sendo intolerante a lactose. Tem pavor de borboletas, principalmente as no estômago.

COMENTÁRIOS