Brasileira cria projeto para empoderar mulheres em favelas sul-africanas

Ela foi viajar para melhorar seu inglês e acabou desenvolvendo um projeto incrível e inspirador.

Ana Carolina Conti Cenciani

Mila Moreano nasceu no Rio de Janeiro e é jornalista por formação; criou um projeto na África do Sul onde ensina desde corte e costura até empreendedorismo para mulheres que moram nas áreas mais marginalizadas desse país.

“A desigualdade me incomoda e a África do Sul é o país mais desigual do mundo. (…) Nunca tinha visto pobreza tão perto de mim até que uma aluna me disse que não comia há dois dias”, disse Mila a uma entrevista para a Folha de São Paulo.

Em um meio marginalizado e desigual como esse, os abusos sexuais e a violência doméstica também estão muito presentes, e, por conta de todos esses fatores, Moreano se sentiu ainda mais estimulada para empoderar todas aquelas mulheres.

A Brasileira Mila Moreano ensina corte e costura para mulheres sul-africanas.

Em 2015, Mila iniciou sua pós-graduação em Pedagogia, o qual sua especialização é a Educação para Adultos na Universidade da Cidade do Cabo. Foi aí que brasileira começou a morar em uma comunidade em uma das áreas mais perigosas da cidade do Cabo.

Iniciou seu projeto dando aulas de inglês, e, depois começou a ensinar técnicas de costura e empreendedorismo para as mulheres. Sempre vendo muito potencial em todas as suas alunas, Mila acredita que elas sabem mais do que imaginam.

A professora também relatou que no inicio de suas aulas, as alunas ainda era muito dependentes dos maridos e a maioria delas estavam desempregadas, mas hoje a realidade já mudou um pouco, sendo que algumas mulheres já conseguem sustentar seu lar.

O projeto foi nomeado “Yes, We Can” e, atualmente, depois de quatro anos já ajudou mais de 500 mulheres a enxergarem seu potencial e terem mais conhecimento e crescimento pessoal.

Mais informações e matéria completa em: Folha de São Paulo.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS