Bombeiros do RJ e SP iniciam rondas nas praias com alertas para evitar aglomerações.

Com o objetivo de conscientizar banhistas, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e de São Paulo iniciaram rondas especiais que alertam sobre o perigo das aglomerações em tempos de coronavírus.

Ana Carolina Conti Cenciani

No Rio de Janeiro, com um alto-falante instalado em um carro, um bombeiro repetia a seguinte mensagem:
“A Defesa Civil Estadual pede à população que evite aglomerações nas praias. Por favor, para a sua segurança de seus vizinhos, amigos e familiares, volte para casa”.

“O momento é de conscientização. Faça a sua parte a ajude a prevenir e a controlar o coronavírus. Você sempre conta com os bombeiros. Podemos contar com você?”, emendou.

O carro parou em praias como a do Recreio, na Zona Oeste, e Vermelha, na Zona Sul. A Praça Cardeal Arcoverde, um dos acessos do metrô para a Praia de Copacabana, também foi um ponto.

“As pessoas precisam se conscientizar. É questão de segurança de todos. Dos vizinhos, da família, dos amigos. Vamos fazer nossa parte e ajudar a prevenir e controlar o coronavírus”, disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey.

Cerca de 150 viaturas foram mobilizadas para a ação. O planejamento prevê extensão dessa cobertura de alerta por outros municípios fluminenses.
Nos vídeos gravados pelos bombeiros, é possível ver poucos banhistas nas praias — ninguém foi retirado da areia.

No litoral paulista, Guarujá, uma ação semelhante ocorreu. Um carro de som passava pelas praias e pedia que os banhistas voltassem para suas casas. A ação foi tomada pela prefeitura da cidade e visa conter o avanço da infecção pelo novo coronavírus na Baixada Santista. Segundo o último balanço das secretarias de saúde, as nove cidades da Baixada Santista acompanham 95 casos suspeitos da doença.

A ação faz parte de uma campanha de conscientização da administração municipal, junto com a Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde, para alertar a população que, mesmo após as orientações do Governo de Estado de São Paulo de evitar aglomerações, continua indo às praias.

O carro de som passou por diversas praias da cidade emitindo a mensagem: “Senhores, senhoras e banhistas, evitem aglomerações nas praias, por favor. Para sua segurança, dos seus vizinhos, amigos e familiares, volte para casa. O momento é de conscientização. Faça a sua parte e ajude a prevenir e controlar o coronavírus. Você sempre conta com o Corpo de Bombeiros e as autoridades locais, queremos contar com você.”

De acordo com o prefeito da cidade, a ação ocorrerá duas vezes por dia nas principais praias do Guarujá, com acompanhamento da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e equipes da Secretaria de Saúde do município.

 

Com informações de G1

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 19 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui notícias que são boas de se ler.