BOLO DE FUBÁ TERAPÊUTICO promete diminuir ansiedade, além de ser delicioso!

Ou seja, além de ser um bolo maravilhoso e com carinha de infância e de café da tarde cheio de amor, o bolo de fubá terapêutico ainda pode ser um aliado profilático nesses dias difíceis de quarentena.

CONTI outra

Aline Quissak é uma nutricionista curitibana especializada em síndrome metabólica, psicologia da nutrição e nutrição esportiva. E, além de tudo isso, ela elabora receitas de bolos terapêuticos.

Tudo começou quando meu o livro Alimentos Contra o Câncer, material que a inspirou  a escolher ingredientes de forma a alcançar uma melhor sinergia do organismo.

Segundo ela, é possível utilizar alimentos que combatem estados emocionais negativos.

No bolo de fubá terapêutico, por exemplo, a nutricionista explicou para a Revista Boa Forma que a junção do iogurte (rico em triptofano e cromo) com a aveia (fonte de vitaminas do complexo B e fibras) auxilia a produção de serotonina (hormônio do bem-estar e da felicidade). Já o ovo (enxofre e vitamina B5), diminui os níveis do cortisol (hormônio do stress) e o fubá (aminoácidos essenciais, ferro e magnésio) aumenta a comunicação entre os neurônios, o que diminui a irritabilidade e a falta de foco.

Em suas palavras:

“Esses ingredientes diminuem o estresse, a ansiedade, o mau humor e a falta de concentração a partir de um processo bioquímico que ocorre no organismo quando consumimos todos eles juntos, no mesmo bolo”.

Ingredientes

4 ovos
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1 pote (200 ml) de iogurte natural
2 xícaras (chá) de fubá orgânico
1/2 xícara (chá) de farinha de aveia (ou aveia fina)
3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo (ou açúcar de coco)
2 colheres (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer

No liquidificador, bata o ovo, o leite e o iogurte até virar uma mistura homogênea. Em seguida, adicione o fubá, a aveia e o açúcar. Bata só até obter uma massa lisa. Desligue o aparelho, coloque o fermento e misture com uma colher. Passe a massa para uma fôrma de bolo untada de asse em forno preaquecido a 180 °C por 40 minutos (ou faça o teste do palito).

Rende: 10 fatias finas.

Ou seja, além de ser um bolo maravilhoso e com carinha de infância e de café da tarde cheio de amor, o bolo de fubá terapêutico ainda pode ser um aliado profiládico nesses dias difíceis de quarentena.

***

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.