Bicicleta feita com cápsulas de café é aposta de startup sueca para promover a reciclagem

O que acontece com as muitas cápsulas de café descartadas todos os dias pelos amantes de um bom expresso? Se depender de uma startup sueca, elas podem ser usadas para criar bicicletas incríveis. Limpa o planeta e, de quebra, não polui o ar!

REDAÇÃO CONTI outra

São muitos os amantes de café espalhados pelo mundo. Tem aqueles que gostam de tomar um cafezinho fumegante logo pela manhã para iniciar o dia com disposição. Tem os que precisam de um café no meio do expediente para aliviar as tensões e, de quebra, interagir com os colegas de trabalho. Tem também os que sempre encontram um bom motivo para ir a uma cafeteria; seja para fazer reuniões de trabalho ou apenas para bater um papo com um amigo no fim do dia. Mas você já se perguntou o que é feito de todas essas cápsulas de café que são descartadas diariamente?

A startup sueca Velósophy tinha exatamente essa preocupação em mente quando criou um projeto que visa estimular a reciclagem desses materiais. Batizado como RE:CYCLE, o projeto consiste em um criar bicicletas a partir de cápsulas de café.

IMAGEM REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

O projeto, que levou dois anos para ser concluído e utilizou 300 cápsulas de alumínio descartadas, foi encabeçado pelo antigo diretor de marketing da Ikea, que produz móveis na Europa, Jimmy Östholm.

De acordo com Östholm, o maior desafio técnico para criar a bicicleta foi descobrir uma maneira de converter o alumínio em um material rígido que pudesse atender a padrões de segurança da fabricação de bicicletas. “Mas não foi ciência de foguetes. Apenas levou algum tempo”, disse ele.

Tanto esforço, no entanto, valeram muito à pena. O resultado é simplesmente incrível! Além disso, o projeto pode apontar um caminho interessante para sanar parte do problema do descarte das cápsulas de café, que podem levar até 150 anos para se decompor.

Segundo um artigo da Wired, apenas 25% do que é consumido é reciclado atualmente.

A bicicleta produzida pela Velósophy custa hoje US$1.446. É um valor salgado para os padrões de muitos de nós, mas quem sabe o projeto não inspira outras pessoas a reciclarem cápsulas de café. Se o produto se popularizar, no futuro poderemos adquirir uma bicicleta como essa a um preço significativamente mais acessível. Estamos na torcida! Por nós e pelo meio-ambiente.

***
Redação CONTI outra. Com informações de Uol

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.