Dana é o nome da protagonista desta história, uma Orangotango de Sumatra que deu à luz e devolveu a esperança à sua espécie. Dana mora no Durrell Wildlife Sanctuary e sua vida, como a de muitos animais resgatados, é marcada por um passado cheio de cicatrizes. Felizmente, tudo mudou desde que ela passou a morar no santuário.

Recentemente, o nascimento de seu filhote trouxe alegria a todos os seus cuidadores, ainda mais depois de ter sofrido complicações na gravidez anterior, onde infelizmente, o bebê nasceu morto e a vida de Dana ficou em risco.

Dana tem 25 anos e foi considerada infértil depois que suas trompas de falópio foram bloqueadas. Por isso, o nascimento do novo filhotinho foi muito especial por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção.

A orangotango passou por um tratamento para que recuperasse a fertilidade. O pai do novo bebê é um orangotango de 28 anos chamado Dagu.

Devido ao seu passado, o dia em que a orangotango deu à luz seu bebê foi considerado um verdadeiro milagre. O momento emocionante e memorável foi registrado em vídeo, e foi testemunhado pela equipe profissional do santuário que de longe contemplava um espetáculo da natureza.

A partir do momento em que o filhote chegou ao mundo, Dana imediatamente cumpriu seu papel de mãe. Ele pega o pequeno orangotango em suas mãos e gentilmente o embala e usa a boca para limpá-lo. Um dos observadores comenta:

“Ela está começando a remover o saco amniótico.”

Foto: Reprodução Youtube

Não demorou muito para o pequeno dar seus primeiros sinais de vida, ele começa a se mover lentamente e em seguida emite um pequeno grunhido.

Esses sinais deixaram os especialistas felizes e emocionados pelo sucesso do parto.  Eles  acompanharam de perto cada gesto que Dana fazia para o bebê e conseguiram ver como Dana limpava o trato respiratório do filhote usando a boca.

Embora o pai, Dagu, não participe diretamente do nascimento de seu filhote, ele pode ser ouvido fazendo alguns barulhos, ele sabia que algo importante estava acontecendo, sua nova filha havia vindo ao mundo.

Foto: Reprodução Youtube

Após alguns minutos em que Dana deu à luz, algo realmente incrível aconteceu, ela vai até seus cuidadores para mostrar de perto o seu filhote.

“Isso é incrível, ela veio nos mostrar o bebê. Isso é fantástico!”, diz um dos cuidadores.

O nascimento deste novo filhote é muito valioso para a organização Durrel Wildlife Park, que trabalha duro para proteger espécies ameaçadas de extinção.

O Orangotango de Sumatra é uma espécie criticamente ameaçada, então esta notícia é uma gota de esperança para todos os amantes e defensores dos animais.

O bebê foi nomeado Keajaiban, que significa Milagre.

Assista ao registro do nascimento de Keajaiban:

Com informações de Zooprendente

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.