A pandemia de covid-19 trouxe vários desafios em todas as áreas da sociedade, incluindo o mercado de trabalho. Foram muitos os negócios que saíram prejudicados pelo confinamento, assim como pela atitude defensiva das pessoas, as quais optaram por ficar em casa a maior parte do seu tempo. No entanto, nos próximos anos, exatamente por causa da pandemia, existem profissões que serão mais procuradas e valorizadas.

Como é óbvio, existe uma maior demanda por profissionais qualificados da saúde, mas não são só profissionais desta área! O mercado se viu obrigado a acelerar os processos de digitalização, tornando o mundo mais focado na internet e nos negócios digitais.

Sem dúvida, assistimos a uma digitalização dos serviços, muitas empresas tiveram de implantar o Home Office (trabalho a partir de casa), assim como oferecer serviços a partir da internet, como, por exemplo, o comércio eletrônico, entregas ao domicílio, marketing digital, apoio ao cliente a partir da internet, entre outros.

A adaptação das empresas para o mundo digital não se mostrou mais como uma escolha, mas a única forma de sobreviver a estes tempos. Então, alguns profissionais ganharam já destaque durante a pandemia pelo novo coronavírus, e outros vão ganhar ainda mais destaque nos próximos anos pós-pandemia.

Quer saber quais são as carreiras mais valorizadas no mundo depois da pandemia de covid-19?

Fique conosco!

As 5 profissões mais procuradas no pós-pandemia de Covid-19

Sem dúvida, a pandemia de covid-19 veio mostrar ao mundo que precisa se adaptar a futuras situações como esta, sem que isso coloque em causa todo o funcionamento da sociedade.

Exatamente por não estarem preparadas, as empresas não conseguiram manter os mesmos padrões de funcionamento e, assim, os seus rendimentos caíram bastante e muitas acabaram abrindo falência.

Nesse sentido, estima-se que as organizações passem a olhar mais para o mundo digital como uma forma de garantir a sua atividade e os seus rendimentos em casos idênticos aos que se passaram este ano. A solução passa, então, por um investimento no mundo online.

Sendo assim, podemos a perceber que muitas profissões de futuro neste pós-pandemia de Covid-19 estão associadas, precisamente, à internet. Mas não são as únicas! É isso que veremos já de seguida!

Analista de marketing digital

O mercado teve, efetivamente, de se reinventar. As vendas online foram decisivas para manter muitos negócios funcionando. As pessoas procuraram bem mais produtos nas redes sociais e na internet em geral, e tudo indica que essa tendência se manterá nos próximos anos.

Sendo assim, as empresas tiveram de investir mais em suas plataformas digitais, mas também vão procurar manter esses serviços funcionando no pós-pandemia.

No entanto, este trabalho não é tão simples quanto parece. As empresas precisam de investir bastante no marketing digital, de forma a chegar a um número de pessoas significativo, que realmente faça diferença nos números da empresa.

Além de manter a presença nas redes sociais e ter um bom site, é preciso definir estratégias de marketing, perceber quem são os seus consumidores online, assim como perceber como a sociedade age, para poder atender às suas necessidades.

Essas funções são levadas a cabo pelo analista de marketing digital. Não só ele foi muito procurado durante essa pandemia de covid-19, como se estima que continue sendo uma profissão em alta nos próximos anos.

Como podemos ver no Guia das Profissões, o analista de marketing digital faz parte de uma das cinco profissões de futuro, e tudo indica que sim, isso seja uma verdade irrefutável.

Então, se está buscando uma carreira que lhe garanta um bom salário e muitas oportunidades de emprego, a profissão de analista de marketing digital é uma boa escolha!

Enfermeiros

A pandemia de covid-19 veio mostrar que existe falta de profissionais de saúde qualificados, de uma forma geral. No entanto, são os enfermeiros que conseguiram maior destaque, até porque são eles que apoiam a equipe médica nos cuidados aos doentes no seu dia a dia.

Mesmo depois de terminar este drama da covid-19, a tendência é que a carreira de enfermagem continue sendo valorizada, até porque percebemos a tendência de envelhecimento da população brasileira.

Isso faz com que os serviços de saúde sejam cada vez mais procurados, ao mesmo tempo que precisa de profissionais mais qualificados.

Cineasta e Produtor Audiovisual

Um dos setores mais afetados por essa pandemia de covid-19 foi a cultura. No entanto, o isolamento social a que as pessoas se viram obrigadas veio aquecer o mercado da produção audiovisual.

Como estavam impedidos de assistir a espetáculos em locais abertos, ou salas de espetáculos, os serviços de streaming tiveram uma procura muito grande, e a tendência é que se mantenha em alta nos próximos anos.

Sendo assim, o mercado se mostra bastante favorável para pessoas formadas em cinema e audiovisual. O consumo de documentários e filmes se multiplicou e continuará sendo uma tendência no mundo pós-pandemia covid 19.

Desenvolvedores de softwares

Sem dúvida, a presença digital das organizações se tornou bem mais uma questão de sobrevivência do que uma opção ou uma escolha. As empresas tiveram de recorrer ao mundo digital para conseguirem continuar abertas e funcionando, e isso fez com que profissionais relacionados com o mundo digital tivessem maior procura.

Um desses profissionais é o desenvolvedor de softwares. Eles desenvolvem plataformas de e-commerce, aplicativos, sites, entre outros softwares.

Não só foram muito procurados durante a pandemia, os desenvolvedores de software continuarão em alta, precisamente porque as empresas vão continuar precisando de alguém que trabalhe em suas plataformas digitais.

Analista financeiro

Muitas empresas ficaram fragilizadas com esta pandemia de covid-19. Por isso, estimamos que nos próximos anos o analista financeiro seja dos profissionais mais procurados, especialmente para trabalhar na redução de custos, gestão de recursos, implantação de estratégias para ampliar as reservas financeiras, e também para diversificar os investimentos das empresas e empresários.

O analista financeiro é a pessoa indicada para fazer uma análise dos fenômenos econômicos, e ele sabe exatamente quando as empresas devem investir e onde. Sendo assim, percebemos a importância desses profissionais nos próximos anos!

Sem dúvida, a pandemia de covid-19 veio alterar a forma como vivemos e como trabalhamos. O mercado de trabalho nunca será o mesmo depois de 2020. Se está buscando uma profissão de futuro, então qualquer uma das profissões aqui apresentadas será uma boa escolha!

***Photo by Hush Naidoo on Unsplash

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.