Aos 106 anos, tatuadora filipina é capa da Vogue e modelo mais velha da revista

A revista Vogue Filipinas escolheu uma modelo bastante incomum para ser a capa da edição de abril: Apo Whang-Od, uma tatuadora filipina de 106 anos de idade. Ela se tornou a pessoa mais velha a ser capa da Vogue e é conhecida por sua habilidade única em tatuar à mão desde a adolescência, seguindo os ensinamentos de seu pai.

Ela vive na montanhosa vila de Buscalan, localizada a cerca de 15 horas ao norte de Manila, na província de Kalinga, onde é considerada a mambabatok mais antiga do país.

contioutra.com - Aos 106 anos, tatuadora filipina é capa da Vogue e modelo mais velha da revista
Foto: Artu Nepomuceno/Vogue Philippines

As tatuagens feitas por Whang-Od são uma arte única, utilizando apenas uma vara de bambu, um espinho de um pomelo, água e carvão. A tatuagem é uma tradição que só pode ser passada para parentes de sangue, e Whang-Od treinou suas sobrinhas-netas Elyang Wigan e Grace Palicas por vários anos, garantindo que a tradição não se perca.

A editora-chefe da Vogue Filipinas, Bea Valdes, afirmou que a equipe decidiu que Whang-Od deveria ilustrar a capa, já que ela representa a cultura filipina e a beleza da humanidade. Antes de Whang-Od, o recorde de modelo de capa mais velha era da atriz Judi Dench, que apareceu na capa da Vogue britânica em 2020, aos 85 anos de idade.

Com informações de CNN







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.