Alunos do curso de Farmácia produzem álcool gel para distribuição gratuita

A pandemia do novo coronavírus vêm mexendo com a rotina da maioria das pessoas e exigindo que todos dêem mais atenção à higiene básica, no intuito de prevenir o contágio do Covid-19. É nesse cenário que um item por vezes esquecido na hora de fazer as compras mensais, virou novamente um produto de alta procura, à ponto de praticamente sumir das prateleiras de farmácias e supermercados. Sim, estamos falando do álcool em gel, tão importante no momento de higienizar as mãos. A esta altura, muita gente já não consegue adquirir o produto, e foi justamente pensando nisso que um grupo de alunos do 10º semestre do curso de Farmácia da Unef tomou a iniciativa de produzir álcool em gel e distribuir gratuitamente.

Quem explica a importância da iniciativa é a professora Fernanda Pinheiro, que é coordenadora do curso de Farmácia.

“Existe uma preocupação mundial em torno do Coronavírus. Só a nível de explanação, o Coronavírus pertence a uma família de vírus que causa infecções respiratórias leves ou moderadas. A maior preocupação, hoje, é a taxa de infecção. A produção do álcool gel é uma medida preventiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é uma das formas de prevenção, além do processo de lavagem das mãos”, disse.

Fernanda Pinheiro também explicou o processo de produção do produto, que vêm sendo distribuído gratuitamente. “É algo que produzimos na faculdade, com a professora Letícia, do estágio de Manipulação, que acompanha os alunos do último ano do curso de Farmácia. Eles produzem para uso interno, aqui na UNEF. O álcool tem uma composição de carbopol, que é um agente gelificante, trietanolamina e a glicerina, que são agentes humectantes, além do álcool 70, que é recomendado pela OMS”, afirmou.

A distribuição do álcool gel, segundo a coordenadora, se dá em vários pontos da faculdade, e qualquer pessoa pode fazer uso. “Na verdade, existe distribuição em todo território da faculdade. Temos na área de coordenações, corredores, biblioteca, e qualquer pessoa que quiser pode ter acesso”, lembrou.

A reação das pessoas envolvidas no ambiente acadêmico foi muito positiva, conta a professora. Ela ainda alertou para os cuidados que as pessoas devem acerca do novo Coronavírus.

“É uma fórmula que foi colocada em prática para a prevenção do Coronavírus. Vale lembrar que essas pessoas precisam estar com as mãos limpas, evitar contato com pessoas que estão espirrando ou tossindo. É preciso cobrir a boca e o nariz ao espirrar, evitar aglomerações. São prevenções a nível mundial”, completou.

***
Redação CONTI outra. Com informações de Acorda Cidade







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.