Adotar um cachorro alonga a vida: eles combatem a depressão e fazem bem ao coração

Se você ainda não foi conquistado pela sua simpatia e beleza, aqui está uma boa razão para adotar um cãozinho: de acordo com um estudo recente, ter um animal de estimação prolonga a vida de seus donos. E não só.

CONTI outra

Se você ainda não foi conquistado pela sua simpatia e beleza, aqui está uma boa razão para adotar um cãozinho: de acordo com um estudo recente, ter um animal de estimação prolonga a vida de seus donos. E não só.

Isso foi confirmado pela Fundação Iseni e pelo Centro Cuore Malpensa: há um ano essas instituições fizeram uma campanha pela adoção de um cão entre os cardiopatas para melhorar a expectativa de vida dos pacientes.

A solução satisfez dois objetivos: “primeiro, é claro, prolonga a vida do doente e depois, dá uma casa para animais abandonados, que terão agora uma família”, diz Andrea Macchi

O principal benefício que pode ser extraído da companhia de um pet diz respeito à esfera dos transtornos relacionados ao estresse, transtornos depressivos e síndrome de ansiedade.

E se eu preferir gatinhos?

A explicar os mecanismos subjacentes a esta relação benéfica é diretamente Professor Andrea Macchi – Diretor do Centro do Coração e dos Istituti di Ricovero e Cura Gruppo Iseni Sanità di Lonate Pozzolo: “O contato com pêlo do gato produz oxitocina, o hormônio felicidade. Ao contrário do cão, a dificuldade do gato para confiar e contar com o ser humano estimula nesse último o auto-controle e um esforço mais prolongado para se relacionar com o filhote. O contato com o pelo do gato também é agradável e relaxante, tem um efeito positivo sobre a pressão sanguínea e sobre os batimentos cardíacos. Ronronar é uma resposta imediata da atenção dada ao animal e relaxam naturalmente também o paciente, que tem enormes benefícios a nível cardiovascular, prolongando e melhorando a vida humana”.

Inútil dizer que você não precisa ter problemas de coração para adotar um animalzinho: ele irá recompensá-lo da mesma maneira – e com muito mais. 😉

***

Adaptado de: Olha que vídeo

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.