Antigamente o conceito de um abrigo de jardim estava associado a uma estrutura muito simples: uma casa pequena, quadrada, de madeira, cujo objetivo principal é permitir um espaço de fuga para quem tenta fugir da agitação da cidade. Atualmente ainda procuramos uma fuga do barulho da cidade, mas os nossos abrigos de jardim também desempenham muitas outras funções. O aspeto da casa de campo também mudou, para além do seu reconhecimento.

Assim decidimos partilhar dicas úteis e ideias exclusivas para os abrigos de jardim, que não só libertarão a sua imaginação, como também lhe vão permitir olhar para o propósito destes edifícios de forma muito mais vasta.

Escritório nos abrigos de jardim

Face à pandemia, ocorreram mudanças drásticas no nosso estilo de vida. Depois de passar muito mais tempo em casa, a criação de um espaço de trabalho em casa começou a ter mais procura. Em consequência, não é surpreendente que uma das ideias que muitas pessoas tinham e ainda têm — transformar o seu abrigo de jardim num escritório de trabalho.

Um exemplo moderno de abrigos de jardim para espaços pequenos pode ser consultado acima. É de notar que a finalidade do abrigo de jardim permite-lhe usar a sua imaginação para criar tanto o interior como o exterior desta casa de madeira — não há necessidade de planear um espaço de vida que requer funcionalidades específicas, o que muitas vezes é consertado com a aparência da casa.

Ao projetar uma casa de madeira para trabalhar, é especialmente importante garantir que existe luz suficiente. Embora a iluminação artificial integrada possa fazer muito, não há nada melhor do que luz natural. Isto não só permite poupar eletricidade, como também o seu espaço de trabalho parecerá muito maior.

É importante mencionar que cores interiores brilhantes também podem contribuir para uma maior sensação de espaço. Embora possa sentir o impulso da natureza ao escolher um abrigo de jardim para o seu local de trabalho, não deve desistir de combinar a madeira com outros materiais de acabamento no interior da casa. Isto não vai ajudar a modernizar a casa de madeira, e também lhe permitirá criar um interior muito mais original.

Escritório no seu jardim?

Não é surpreendente que cada vez mais abrigos de jardim, como escritórios, sejam construídos num terreno residencial, ao lado da casa principal. Portanto, é importante saber que, neste caso, é necessário ter em conta os requisitos gerais de construção, tal como a construção de qualquer outro edifício auxiliar. Se este escritório de trabalho for construído num terreno privado ou num espaço de jardim de uma casa e não seja maior do que 10 m² e com uma altura de 2,20 m não será necessária qualquer licença de construção adicional (consulte a legislação apropriada no seu concelho de residência).

No entanto, mesmo que instale um pequeno escritório, terá de cumprir os requisitos estabelecidos — para manter uma distância regulada do limite do terreno. Se por alguma razão não conseguir manter a distância e esta for menor, poderá ter de obter o consentimento escrito do proprietário do terreno vizinho antes do início da construção.
Outro aspeto importante ao decidir instalar um escritório no seu quintal é ter em mente que ele será utilizado não só no verão, mas também no inverno. Portanto, mesmo sabendo que os edifícios de madeira proporcionam um excelente isolamento térmico devido às propriedades específicas da madeira, deve considerar o isolamento e o aquecimento das dos abrigos de jardim. Se a casa for construída com materiais de qualidade e tiver o aperto e isolamento adequados, o aquecimento da mesma será um processo rápido e calor vai manter-se estável por muito tempo.

Abrigos de jardim de canto

Nem todos os terrenos são suficientemente grandes para a instalação de abrigos de jardim. No entanto, isso não significa que um pequeno espaço disponível não possa ser utilizado de forma criativa. Por conseguinte, decidimos partilhar um exemplo original de como criar uma área acolhedora no seu pequeno terreno.
Numa casa de madeira como esta, não só se pode criar uma pequena sala de estar para relaxar, como também pode receber amigos inesperados, quando é difícil encontrar espaço para os acomodar na casa principal. Estes abrigos de jardim no seu terreno também podem tornar-se uma grande sala de jogos para as crianças — tendo privacidade suficiente, podem passar mais tempo a brincar em casa. Dependendo do tamanho da sua casa de campo, esta construção também pode servir como sala auxiliar para poupar espaço.

Abrigos de jardim no seu quintal?

Embora os edifícios anexos ainda sejam, na sua maioria, concebidos como caixas simples e retangulares, os abrigos de jardim podem ser encontrados em quase todos os terrenos privados. Normalmente são usados para armazenar uma grande variedade de coisas, desde lenha, ferramentas de jardim, até artigos não utilizados que nada têm a ver com a casa principal.

A principal vantagem em decidir construir, por si mesmo, tais instalações auxiliares é que poderá criar a sua conceção e decidir sobre a disposição do espaço ou instalações que deseja. Embora de um ponto de vista prático, a conceção de um edifício auxiliar não seja uma prioridade máxima, é significativa. Barracões sem sabor e inadequados podem arruinar completamente a imagem e o estilo da sua casa.

Se decidir instalar um abrigo de jardim no seu terreno, é importante saber que, devido à sua pequena dimensão, a casa não poderá não necessitar de uma licença de construção, no entanto, tal edifício deve manter uma distância regulada, que pode depender de município para município. Se a distância for menor, deve ter o consentimento escrito do proprietário do terreno vizinho antes do início da construção. A distância de incêndio também deve ser respeitada.

Casas de verão em plano aberto

Quem disse que uma casa de verão não pode ser em plano aberto? Sim, esta é uma abordagem muito moderna para as casas de verão, mas se a utilizarmos principalmente para a celebração de ocasiões durante o verão, esta é uma excelente ideia para proporcionar ainda mais conforto.

Embora estes tipos de casas de verão só sejam utilizadas durante a estação quente, não escolha mobiliário temporário de exterior. Um salão bem equipado, com uma mesa e cadeiras confortáveis, fará com que as suas reuniões familiares sejam muito mais agradáveis. Não se limite à funcionalidade da casa de campo, invista no seu interior. Ficará surpreendido com a quantidade de lâmpadas modernas, almofadas acolhedoras e outros elementos de decoração que pode usar.

Casas de madeira sob rodas

Já alguma vez pensou na possibilidade de levar a sua própria casa de madeira consigo para os lugares mais espetaculares? Ainda que estejamos mais habituados a fazer viagens em caravanas, uma casa móvel de madeira pode tornar a estadia na natureza muito mais confortável.

É certo que ouvimos a opinião de que as caravanas superam as casas de madeira em termos de durabilidade. Mas, de acordo com os especialistas, esta teoria é um mito. Ambos são fortes e duráveis, se forem feitas de materiais de qualidade e se forem devidamente mantidas. A construção de casas de madeira não utiliza construções de metal ou plástico, tal como as caravanas, mas a madeira bem processada, de alta qualidade e com manutenção regular permanecerá em perfeitas condições por muitos anos. É importante mencionar que, como qualquer outro edifício de madeira, uma casa de madeira sobre rodas deve ser protegida de fatores externos, utilizando ferramentas e tintas especiais.

Por último, mas não menos importante, a vantagem de uma casa móvel de madeira é a sua aparência e interior. As casas móveis de madeira estão longe de fazer lembrar o campismo tradicional, e os seus interiores, ao contrário das casas móveis normais, podem ser concebidos para se adequarem às suas necessidades pessoais. É também importante salientar que uma casa bem conservada e de alta qualidade, terá um aspeto bonito mesmo após 30 anos, enquanto uma caravana que receba cuidados especiais começará a mudar após alguns anos.

Então, porquê limitar-se se pode encontrar o sol num lugar diferente todas as manhãs durante as suas férias de verão?

Uma casa de conto de fadas no seu quintal

Quando decide desenhar a sua própria casa de verão, não deve limitar a sua imaginação. As tecnologias avançadas de construção permitem-lhe realizar as suas maiores fantasias, mesmo que se trate da casa de conto de fadas com que os seus filhos já sonham há algum tempo. Esta casa de campo no seu terreno, pode não só tornar-se uma grande sala de jogos para os mais pequenos, mas também funcionar como um espaço adicional, onde pode acomodar amigos ou parentes que venham visitar.

É importante mencionar que se decidir dar muita atenção ao aspeto exterior da casa de campo de madeira, é obrigatório usar uma proteção de qualidade da madeira. O envelhecimento da madeira faz com que esta mude gradualmente de cor e de aspeto, o que está diretamente relacionado com o cuidado das paredes de madeira. De acordo com os especialistas, ao escolher os materiais de acabamento da madeira, a questão mais comum é se um acabamento transparente ou opaco seria mais adequado para a casa.

Quando se trata de materiais transparentes de proteção da madeira, os peritos recomendam a aplicação de tal acabamento a uma superfície mais lisa e aplainada. A durabilidade do revestimento transparente depende muito das condições climáticas. Por exemplo, o aspeto de uma frente da casa que raramente tem exposição solar direta pode não mudar em nada ao fim de 15 anos, enquanto a frente sul, ensolarada, pode necessitar de renovação ao fim de alguns anos. Contudo, uma das maiores vantagens das proteções translúcidas é que os materiais de proteção com revestimento fino são substituíveis muito mais facilmente do que um revestimento opaco, porque não descama, mas simplesmente desvanece-se ou desaparece do sol.

Outro aspeto não menos importante na escolha de materiais de proteção da madeira é a frequência com que terá de o voltar a aplicar. Por exemplo, uma camada de acabamento transparente precisa de ser repetida com muito mais frequência do que uma camada opaca. No entanto, os especialistas recomendam a utilização de vernizes tingidos. Isto porque o pigmento que contém (ou seja, as partículas de cor) protegem melhor a madeira da radiação UV, que tenta deteriorar a superfície. Quanto mais partículas de cor, mais lentamente a superfície da madeira vai envelhecer. Por outras palavras, quanto mais forte e menos transparente for a cor da tinta da madeira, melhor é a proteção da madeira contra o sol. Neste caso, a própria casa de madeira torna-se mais durável.

A eficácia e durabilidade do equipamento de proteção da casa são também influenciadas pela qualidade do ligante de tinta utilizado no equipamento de proteção, uma vez que forma uma película mais ou menos densa que protege a superfície da madeira da humidade externa. Esta proteção é importante porque as constantes flutuações de humidade causam a expansão e contração da madeira, o que leva à sua decomposição.

Casas de verão com design exclusivo

Outro exemplo criativo que não está muito longe da ideia de uma casa de conto de fadas é uma cabana coberta com pequenos espelhos. Tal edifício não só se torna excecional devido à solução exterior única, como também se mistura perfeitamente com o ambiente natural à sua volta — os espelhos colados nas paredes exteriores da casa refletem a imagem envolvente.

É também importante mencionar que esta escolha do exterior, devido ao elemento de espelhos, está longe de fazer lembrar uma casa rústica e primitiva de jardim, pelo que pode combinar bem com um edifício adjacente de estilo moderno. Por conseguinte, recomendamos que considere esta ideia, caso vá construir uma casa de madeira no seu terreno residencial, onde já se encontra uma casa residencial moderna. Tais casas são funcionais e também fazem com que o seu terreno adquira um estilo exclusivo.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.