Mais de mil flamingos posam em vários lagos em Mumbai, na Índia

O mundo como nós o conhecíamos está temporariamente parado. Avenidas antes congestionadas durante a maior parte do dia, hoje estão desertas; grandes centros comerciais onde antes milhares de vozes e ruídos da civilização se misturavam, hoje experimentam o silêncio. Com isso, os espaços que até pouco tempo eram quase inteiramente ocupados por nós, seres humanos, e pelas nossas muitas práticas da vida em sociedade, hoje são lugares seguros para que a natureza possa se impor novamente.

Um dos mais bonitos exemplos dessa “reintegração de posse” da natureza é o belíssimo espetáculo que vêm acontecendo em Mumbai, na Índia. Por lá, um dos lagos da cidade foi ocupado por mais de mil e quinhentos flamingos. A imagem dessas belíssimas aves se empoleirando simultaneamente rendeu fotos impressionantes!

contioutra.com - Mais de mil flamingos posam em vários lagos em Mumbai, na Índia

De acordo com a Sociedade de História Natural de Bombaim (SHNB), houve um aumento de 25% na migração destas aves em relação a 2019.

Eles atribuem esse aumento à diminuição da atividade humana em áreas como Sewri, Thane Creek e as áreas úmidas de Talawe. São lugares que normalmente viam muita atividade. Em torno desses lagos onde os pássaros pousam geralmente há edifícios e, portanto, muito barulho. Mas agora a quarentena criou as condições ideais para os flamingos se alimentarem e descansarem nos pântanos.

contioutra.com - Mais de mil flamingos posam em vários lagos em Mumbai, na Índia

“A destruição de áreas úmidas e atividades de desenvolvimento em várias áreas da orla marítima oriental é outra razão pela qual mais aves estão comprimindo em locais menores, como Navi Mumbai”, disse Deepak Ante, diretor da SHNB.

contioutra.com - Mais de mil flamingos posam em vários lagos em Mumbai, na Índia

“É realmente bom ver muitas aves visitando esta cidade metropolitana, mas isso também aumenta nossa responsabilidade de preservar seu habitat, para que a geração futura também desfrute do espetáculo que elas promovem”, disse Rahul Khot, vice-diretor do SHNB.

contioutra.com - Mais de mil flamingos posam em vários lagos em Mumbai, na Índia

Se isso continuar, é provável que mais flamingos retornem no próximo ano, se lhes oferecerem a mesma segurança de antes.

***

Redação CONTi outra. Com informações de Nation!







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.