7 provérbios japoneses cheios de sabedoria

"Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles apenas sonham".

A cultura japonesa se destaca pelo quão misteriosa e enigmática é para o povo do Ocidente. Embora seja uma das sociedades com maior desenvolvimento tecnológico, ainda tem um forte elo com suas raízes e tradições, e sua cultura é repleta de sabedoria ancestral.

1. É melhor ser o inimigo de uma boa pessoa do que o amigo de uma pessoa má.

“Diga-me com quem você anda e eu lhe direi quem você é.” Afinal, a influência dos amigos é um fator determinante no comportamento do indivíduo.

2. O peixe que escapa sempre parece o maior.

Às vezes, investimos mais tempo em lamentar a oportunidade que deixamos escapar, ou em nos recriminar pelo que não conseguimos, do que em construir com o que temos e apreciá-lo.

3. Se você pensou sobre, decida-o. Se você decidiu, não pense mais sobre.

Não hesite! Depois de dar o passo, descubra o que está no fim da decisão, às vezes os piores fracassos são aqueles em que você não termina o que começou.

4. Não se esquenta uma casa com a promessa de lenha.

Há muita tranquilidade em uma vida livre de dívidas …

5. O tempo que você gasta rindo é o tempo gasto com os deuses.

O riso é saudável e traz felicidade, poucas coisas têm esse efeito.

6. Estudando o passado, você aprende o novo.

Aprendendo com os erros, é menos provável que os repitamos.

7. Não diga: é impossível. Diga: Eu não fiz isso ainda.

Ou porque você não encontrou o caminho, ou porque ainda não tem as ferramentas ou não tem tempo para fazê-lo. Mas há sempre a possibilidade de conseguir alguma coisa.

***

Extraído de despiertacultura

Via Pensar Contemporâneo

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.