7 plantas curativas com as quais você deve se cercar

Além de lindas, essas plantinhas possuem poder curativo e transmitem uma energia que pode te ajudar de várias maneiras.

Ana Carolina Conti Cenciani

Adicionar plantas em sua casa pode fazer uma grande diferença tanto estética como energética. Seja em seu espaço de trabalho, de lazer, na área interna ou externa, as plantinhas com certeza transformarão sua residência e seu estilo de vida.

Segundo o vice-presidente de Ciência Botânica do Jardim Botânico de Nova York, Dr. Michael J. Balick, a Mãe Natureza é uma química brilhante. E não é à toa que desde os primeiros tempos, nossos ancestrais aprenderam a usar plantas para curar e promover a boa saúde.

E enquanto a ciência moderna está identificando aqueles que têm valor real para melhorar nossas vidas, Balick completa:

“Eu sempre sugiro que qualquer coisa tomada como um medicamento – seja um produto farmacêutico ou um suplemento de ervas ou chá – seja usado sob a supervisão de um especialista ou profissional para garantir os melhores resultados.”

Além das propriedades já conhecidas das plantas, o verde natural de suas folhas podem trazer uma sensação boa de contato com a natureza. E, além disso, o fato de termos algo para cuidar e cultivar também pode fazer bem para nossa saúde mental.

Se você se interessou pelos bons aspectos que as plantinhas podem trazer para sua vida, está na hora de saber quais são as melhores opções para termos em nosso lar. Confira!

1. ALOE VERA

A Aloe Vera já é muito conhecida por aqueles que sabem um pouco sobre saúde, bem-estar e beleza. Essa suculenta se tornou popular e já compõe os ingredientes de diversos produtos calmantes preferidos para cuidados com a pele após o sol ou outros produtos naturais. Aloe é uma das melhores plantas caseiras, pois requer pouca manutenção e só precisa ser regada a cada três semanas. É uma planta fácil de cultivar que foi observada por especialistas por décadas para reduzir a inflamação da pele. O gel transparente da planta tem sido usado para tratar queimaduras caseiras, cortes e pequenas infecções de pele. O Aloe Vera não só cura a pele; quando tomado internamente, é uma poção poderosa que ajuda na digestão. O suco de desta planta é considerado um super alimento! Oferece propriedades antiinflamatórias, alivia a constipação e estimula as bactérias intestinais saudáveis.

 

2. GENGIBRE

Display of fresh ginger root at the market

O gengibre é uma planta nodosa que ajuda na digestão. Outro benefício é a capacidade do gengibre de combater um resfriado. Ele também tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar rapidamente a dor de garganta e a matar os vírus causadores do resfriado comum. Adicionar gengibre à dieta é uma ótima maneira de se manter saudável.

 

3. ASHWAGANDHA (GINSENG INDIANO)

Este arbusto está recebendo muita agitação ultimamente por ajudar com ansiedade e fadiga. Ashwagandha é usado como um adaptogen (substâncias naturais consideradas como ajudantes do sistema adrenal – sistema que combate o stress) para ajudar o corpo a ser resiliente em face do estresse. A raiz pode ser usada para fazer chá, extrato ou pó e consumida. Ashwagandra cresce como um arbusto lenhoso perene. No entanto, em nossos jardins podemos cultivá-lo anualmente.

 

4. CLOROFITO (PAULISTINHA), ESPADA-DE-SÃO-JORGE, FICUS-LIRA, PATA DE ELEFANTE, E SAMAMBAIA

Procurando construir um santuário de plantas interno em vez de um jardim ao ar livre? Diga olá para o kit inicial de planta purificadora de ar com o Clorofito (também chamado de Paulistinha, ou Gravatinha), Espada-de-São-Jorge, Ficus-Lira, Pata de Elefante e a famosa Samambaia. Considere as plantas domésticas como um meio de “cultivar ar fresco em sua casa”. Essas plantas caseiras fáceis de cultivar também aumentam o desempenho no local de trabalho. Psicólogos ambientais destacam que as plantas em sua mesa e em seu escritório apresentarão melhora do estado emocional, redução do humor negativo, redução da distração e aumento da criatividade.

 

5. FLOR-DA-PAIXÃO

A flor do maracujá, também conhecida como Flor-da-Paixão é uma ótima alternativa para ter em seu jardim. Balick adora o chá de Flor-da-Paixão, por conta de seus efeitos calmantes. O especialista observa que o chá é usado em fitoterapia por suas propriedades sedativas e tranquilizantes leves, especialmente bom para quem sofre de estresse e ansiedade, tornando-o talvez o pré-sono perfeito. “Um recente ensaio clínico mostrou que uma xícara de chá de flor de maracujá ajudou a melhorar a qualidade do sono dos pacientes em comparação com um placebo”, completa Balick.

 

6. KAVA

Passando por estresse e ansiedade? A relaxante planta kava pode te ajudar. Ela pode ser adquirida em lojas especializadas em plantas tropicais. Balick explica que a kava é “uma espécie culturalmente importante nativa das ilhas tropicais do Pacífico e usada tradicionalmente pelas pessoas para resolver conflitos e promover relacionamentos na comunidade”. Isso é graças ao forte efeito anti-ansiedade dos compostos conhecidos como kavalactones encontrados nas raízes desta planta. “Na fitoterapia, é consumido como chá ou tintura e pode ser eficaz para diminuir a sensação de nervosismo após um dia longo ou difícil.”, completa o cientista.

 

7. CALENDULA

Esta flor de cor intensa não é apenas uma visão ousada na natureza, mas o calêndula também pode ajudar a livrar o corpo da dor quando aplicado topicamente. A cor laranja brilhante certamente cura os olhos por sua beleza simples, mas muitos especialistas em ervas afirmam que uma flor de calêndula seca pode ser esfregada na picada de um inseto para ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

 

Com tantas opções disponíveis, você pode definitivamente criar um espaço único e totalmente seu. Aproveite e bom plantio!

 

Com informações de Mystical Raven

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 19 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui notícias que são boas de se ler.