7 comportamentos que indicam uma depressão silenciosa.

A depressão afeta milhões de pessoas em todo o mundo e esse número parece estar crescendo. Aqueles que sofrem silenciosamente nem entram nas estatísticas...

A depressão afeta milhões de pessoas em todo o mundo e esse número parece estar crescendo. A Organização Mundial da Saúde coloca o número de pessoas que estão deprimidas em cerca de 350 milhões, mas esse número representa apenas as pessoas diagnosticadas. Aqueles que sofrem silenciosamente e optam por não obter ajuda podem fazer com que esse número salte significativamente.

Talvez a pessoa que sofre nem sequer saiba que tem um problema, o que torna a depressão silenciosa e ainda mais perigosa. E há também algumas pessoas que simplesmente não sabem como expressar emoções ou não se sentem à vontade para isso. Todos nós precisamos olhar para as pessoas em nossas vidas e observar os sinais e comportamentos de que alguém pode estar silenciosamente deprimido.

Aqui estão 7 sinais de que alguém pode estar silenciosamente deprimido:

As pessoas acham que depressão é tristeza. Acham que o sujeito deprimido está sempre chorando, vestindo-se de preto. Mas isso é um erro. Depressão é a sensação constante de ser insensível às emoções, estar entorpecido à vida.

1. Desistir de atividades no trabalho ou na escola

A desistência das atividades é um dos principais sinais de depressão; isso ocorre porque o distúrbio ocupa muito tempo e energia. A depressão torna muito difícil continuar com a vida diária além do que é absolutamente necessário. Aqueles que sofrem silenciosamente podem começar a abandonar uma ou duas atividades da agenda, na esperança de que ninguém perceba. Muitos que sofrem não querem admitir que têm um problema e não querem que os outros saibam disso.

Se você perceber que um ente querido está começando a desaparecer demais, isto pode ser um sinal de depressão silenciosa.

2. Falta de ânimo

Nenhuma surpresa aqui – a depressão atinge os níveis de ânimo de uma pessoa ao ponto de até mesmo sair da cama pode parecer uma maratona. Os constantes e intrusivos pensamentos de desesperança e desespero, combinados com alto estresse, falta de apetite e problemas de sono tornam a vida uma batalha diária. Uma pessoa que sofre silenciosamente de depressão pode até mesmo começar a se afastar das suas amizades e da vida familiar porque não tem energia para eles.

3. Comer muito ou comer nada.

Aumento ou diminuição do apetite é um sintoma comum de depressão. Gary Kennedy, MD, diretor de psiquiatria geriátrica no Montefiore Medical Center, em Bronx, Nova York, diz: “Uma mudança repentina de peso, seja ganhando ou perdendo, pode ser um aviso de depressão, especialmente em alguém que tem outros sintomas ou um histórico de depressão ”.

Se você notar hábitos alimentares incomuns em um amigo ou ente querido, eles podem estar sofrendo silenciosamente de depressão.

4. Problemas para dormir

Segundo a WebMD, 80% dos adultos com depressão têm dificuldade para cair ou permanecer dormindo. Pacientes que têm insônia crônica têm três vezes a probabilidade de desenvolver depressão em comparação com aqueles sem insônia. Muitos médicos acreditam que o tratamento da insônia ajudará a reduzir os sintomas depressivos em pessoas que sofrem.

5. Abuso de substâncias

Infelizmente, o abuso de substâncias é comum entre aqueles com depressão, ansiedade e outros transtornos mentais. Embora seja compreensível querer fugir da realidade e pensamentos perturbados por um tempo, o vício pode causar ainda mais problemas no futuro. Se você souber que alguém pratica abusos de drogas como o álcool regularmente, pode ser uma evidência de algum problema psicológico grave.

6. Mascarar emoções

Muitas pessoas com depressão não querem admitir isso, seja para si ou para os outros. Quando na companhia dos outros, eles parecerão excessivamente felizes ou darão respostas vagas quando as pessoas perguntarem como está a vida. Eles só se envolvem em conversas superficiais porque querem evitar julgamento sobre seu estado emocional. Se você perceber que alguém se tornou distante ou apenas fala pouco, isso pode indicar uma depressão oculta.

7. Tornar-se um obsessivo por trabalho

Você pode não pensar em excesso de trabalho como um sintoma de depressão, mas algumas pessoas usam o trabalho para encobrir suas emoções. Eles veem o trabalho como uma desculpa para escapar do que sentem, uma distração para o tormento que sua cabeça lhes causa. Se você observar alguém ficando que não quer descansar do trabalho, pode ser uma pessoa deprimida e não apenas viciada em trabalhar.

Palavras finais.

A depressão parece um monstro nas mentes daqueles que sofrem com isso, o que torna crítico para eles obter a ajuda de que precisam. Se você perceber alguém mostrando algum dos sinais acima mencionados, não hesite em oferecer-lhe um ombro para chorar ou um ouvido para escutar. Se todos nós olharmos uns para os outros, poderemos simplesmente colocar o estigma em torno da depressão para descansar e fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis e dispostas a receber o tratamento de que precisam.

E não se esqueça de que existem bons psicólogos que poderão ajudar nessa tarefa.

Este texto é uma tradução adaptada de Power of Positivity

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.