Precisa da capacidade de criar fluxogramas em qualquer lugar a qualquer momento sem gastar muito dinheiro? Então você precisa de um bom programa criador de fluxogramas! Esses aplicativos fornecem as funcionalidades que você precisa para criar gráficos e tabelas de maneira fácil e rápida. Na maioria dos casos, esses software oferecem um editor intuitivo e fácil de ser manuseado, para que você possa fazer gráficos e tabelas simplesmente arrastando e soltando as formas. Essas ferramentas de software de fluxograma também permitem que as equipes colaborem nos desenhos.

Nem todo mundo gosta de fluxogramas, mas todo mundo há de concordar que eles fornecem uma clareza visual única para que haja uma comunicação instantânea e efetiva entre equipes, uma coordenação eficaz de projetos, bem como uma facilidade na análise e busca por melhorias em diferentes ambientes. Em outras palavras, eles otimizam a vida e o trabalho de muita gente.

Os fluxogramas podem ser ótimas ferramentas para gerenciamento de projetos já que podem ser usados para apresentar ideias, organizar pensamentos, manter seu fluxo de trabalho ou comunicação organizado ou mapear um produto desde a concepção até o lançamento.

Por conta disso listamos as melhores ferramentas de fluxograma online e para desktop gratuitas ou com preços razoáveis. Confira:

Quais são os melhores softwares de fluxograma?

Desenhar os fluxogramas manualmente consumirá tempo e esforço, uma vez que eles costumam possuir uma lógica complexa, que tornam alterações e reprodução bem difíceis de serem feitas de maneira offline. Felizmente, essas limitações podem ser superadas usando o software certo. Este artigo vai ajudar você a comparar e avaliar rapidamente o melhor software de fluxograma online. Confira:

1 – EdrawMax

O EdrawMax é uma das melhores ferramentas para a criação de fluxogramas por conta da sua facilidade de uso, e todas as suas facilidaes. Pra começar, ele possui uma interface de arrastar e soltar, e nele você encontrará uma grande variedade de símbolos. Por conta disso, ele pode ser usado para o diagrama de fluxo de dados, BPMN e diagrama de fluxo de trabalho.

Aliás, o grande número de modelos, ícones e formas fazem do EdrawMax um concorrente de destaque em nossos critérios de avaliação dos melhores do mercado. Os elementos gráficos em abundância e um estoque robusto de modelos são um dos recursos mais interessantes desta ferramenta. Por ser um programa bastante inteligente, ele também fornece formas pré-fabricadas e botões flutuantes automáticos. Além disso, ele tem outros recursos interessantes:

  • As bibliotecas integradas do EdrawMax contém uma série de símbolos para  criação de fluxograma, o que ajuda você a seguir as regras para a criação de fluxogramas
  • Os símbolos estão de acordo com o padrão da indústria; 
  • A ferramenta permite que você personalize os símbolos; 
  • Ela também permite que você altere a cor, ajuste os estilos de linha e personalize tudo.

Outro ponto de destaque é a comunicação do EdrawMax com o PowerPoint. Eles também têm uma oferta de integração não convencional, onde os parceiros OEM podem integrar as tecnologias EdrawMaxcom seus próprios fornecedores e distribuir esse pacote aos clientes como uma sublicença. Você também pode exportar seus desenhos para vários formatos de arquivo familiares, como Visio, PDF, Word, PPT, JPEG, Html e muito mais.

O EdrawMax tem planos que começam a partir de $ 8,25/mês e tem um teste gratuito de 30 dias. Um preço interessante para um programa que permite até mesmo que você crie um fluxograma de tomada de decisão em 5 etapas simples.

2 – ConceptDraw Diagram

Eis aqui outro programa que promete bons resultados: com o ConceptDraw Diagram você consegue projetar estênceis personalizados, organizar e formatar diagramas de qualquer complexidade usando painéis laterais intuitivos, criar fluxogramas de aparência profissional, gráficos dinâmicos que podem mudar na aparência visual com base em arquivos de fonte de dados externos e muito mais.

O ponto positivo aqui é a organização de ativos: são milhares de imagens em grupos contextuais, formatação de objetos e muito mais. Entre suas integrações, o programa oferece a capacidade de importar e exportar para o formato de arquivo do Visio. A parte negativa é o preço, já que os planos começam em $199 e tem um teste gratuito de apenas 21 dias.

3 –  Cacoo

O Cacoo figura nossa lista porque com sua ferramenta de fluxograma você pode criar rapidamente cada ponto simplesmente clicando no botão do conector. Há uma biblioteca de formas disponíveis para usar como símbolos de fluxograma, e ele é bem intuitivo. Entre suas características estão a possibilidade de edição simultânea: várias pessoas podem editar os diagramas ao mesmo tempo. Você pode conversar, comentar ou conversar por vídeo dentro da ferramenta. O Cacoo oferece um período de teste grátis, e seu plano de preços simples começa com US $6 por usuário por mês.

4 – VisualParadigm Online

O VP Online Diagrams é um programa interessante porque permite você arrastar e clicar para criar formas e linhas em um fluxograma de forma fácil e intuitiva. Ele mostra um guia de alinhamento para encaixar tudo no lugar.

O seu editor é semelhante a uma planilha, já que ele rastreia e interpreta seus dados em uma representação visual inteligente. O ponto positivo dele é que ele oferece uma série de vídeos tutoriais que ajudarão você a entender a versão gratuita antes de assinar a versão paga. O ponto negativo é que a interface não é tão bonita, já que alguns dos elementos visuais dos diagramas e da interface do usuário poderiam ser mais polidas, principalmente nas configurações de cores. Suas integrações incluem Eclipse, VisualStudioes e Net Bean.

Você pode gerar e compartilhar diagramas por meio de formatos como PNG, JPG, GIF, SVG e PDF.

Os planos do VisualParadigm online começam a partir de $4/mês e ele tem uma versão gratuita.

Agora é sua vez de escolher a melhor solução para um brainstorming visual

Os fluxogramas são uma ferramenta incrivelmente poderosa. Eles apresentam processos complexos de uma maneira muito mais simples e fácil de entender, e deixam projetos complicados bem menos assustadores. Depois de ver nossa lista é hora de comparar e entender quais fluxograma online fazem sentido para o seu projeto.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.