Sinto lhe informar, mas você tem um menor controle da sua vida do que pensa que tem. Para justificar essa afirmativa, selecionamos 6 maneiras cientificamente comprovadas que o seu cérebro usa para te enganar sem que você perceba.

1 – Efeito do Espectador

Esse é um tanto triste. Por exemplo, se você está em uma multidão de pessoas e alguém cai, tendemos a acreditar, inconscientemente, que outra pessoa vai ajudar. O difícil é encontrar o “herói” para dar inicio ao movimento.

2 – Efeito de Destaque

Você provavelmente já se sentiu observado por alguém em qualquer situação né? Isso é chamado de “Efeito de Destaque”. Pensamos que somos o foco o tempo inteiro e que a todo instante as pessoas estão reparando em nós. Esse pensamento engana a nossa mente e nos faz acreditar que todos os nossos passos serão observados e julgados.

3 – Efeito de Desinibição Online

A mídia em massa contribuiu muito para esse efeito que está por trás dos “trolls” da internet e da prática e cyberbullying. Nas redes, onde podemos nos esconder atrás de um perfil virtual, tendemos a ser mais cruéis. Julgamos e somos mais duros com as pessoas do que seríamos na vida real.

4 – Efeito Líder de Torcida

Achamos as líderes de torcidas bem bonitas, não é mesmo? Talvez elas nem sejam, de fato, maravilhosas como pensamos. Isso faz parte desse efeito que nos faz acreditar que uma pessoa é excepcionalmente bonita por estar cercada por um grupo bonito.

5 – Efeito Dunning-Kruger

Isso é um tanto curioso. Você já percebeu alguma pessoa começando algo e se saindo melhor do que quem se dedica há anos e não consegue se destacar tão positivamente assim? Esse é o chamado “Efeito Dunning-Kruger”. Ele explica como os principiantes tendem a se sair melhor em um avanço num campo todo, pois não estão familiarizados com os limites e regulamentos que os profissionais já conhecem.

 

6 – Efeito Google

O Google existe já há algum tempo e desde então vem contribuindo para esse efeito. Tendemos a esquecer algo facilmente, pois sabemos que posteriormente poderemos encontrar tudo o que buscamos rapidamente. Esse é o motivo do efeito ganhar esse nome.

Os itens foram originalmente mencionados na publicação da revista Brightside  e traduzidos pela Fatos Desconhecidos.

Editorial CONTI outra. Imagem de capa: Aleshyn_Andrei/shutterstock

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.