5 plantas que podem ajudar a reduzir o estresse e acalmar seus sentidos

"As flores (e outras plantas) podem afugentar ansiedades, preocupações e tristezas, fazendo as pessoas se sentirem menos deprimidas, incomodadas ou agitadas. Isso está relacionado à cor, cheiro ou mesmo ao ato de dar ou receber flores."

CONTI outra

A sociedade atual é formada por pessoas ocupadas e com vidas ocupadas.  Se normalmente os horários, prazos e pressões da vida cotidiana já aumentavam exponencialmente nossos níveis de estresse, agora, com a quarentena meses incertos pela frente, não é de se estranhar que muita gente esteja vivendo momentos muitos difíceis.

Felizmente, segundo o site Mystical Haven, existem algumas coisas que podemos fazer em casa para reduzir nossos níveis de estresse e proporcionar uma vibração mais “relaxada” ao nosso bem-estar.

Como relata o Healthline, “os hormônios do estresse são os mesmos que desencadeiam a resposta de” luta ou fuga “do seu corpo. Seu coração dispara, sua respiração acelera e seus músculos ficam prontos para a ação. Essa resposta foi projetada para proteger seu corpo em uma emergência, preparando você para reagir rapidamente. Mas quando a resposta ao estresse continua disparando, dia após dia, isso pode colocar sua saúde em sério risco. ”

Ou seja, embora pessoas com sintomas ansiosos importantes devam ser avaliadas por um profissional especializado, incluindo para descartar a possibilidade de medicação, adicionar algumas dessas plantas ao seu ambiente doméstico promete trazer benefícios.

HORTELÃ

A hortelã é um excelente estimulante do humor e apaziguador do estresse. O aroma de menta pode ter muitos efeitos positivos no corpo e na mente. Um estudo sobre os efeitos da hortelã em motoristas, conduzido pela Universidade Wheeling Jesuit, mostrou resultados notáveis ​​que incluíam diminuição da ansiedade e fadiga ao dirigir. A hortelã também pode melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, estimulando o desempenho mental e atlético, o funcionamento cognitivo, os processos digestivos e a tolerância à dor, de acordo com Bryan Raudenbush, Wheeling Jesuit University.

CAMOMILA

Enquanto a maioria de nós já sabe(ou pelo menos ouviu falar) de como o chá de camomila pode acalmar os nervos e preparar a mente e o corpo para dormir, na verdade existem muitos usos para esta erva medicinal tradicional. De acordo com um estudo maciço sobre os efeitos da camomila, há várias razões pelas quais todos devemos ter essa planta em nossa casa ou jardim. “A camomila é usada como medicamento à base de plantas desde os tempos antigos, ainda hoje é popular e provavelmente continuará sendo usada no futuro porque contém vários fitoquímicos bioativos que podem fornecer efeitos terapêuticos. A camomila pode ajudar a melhorar as condições cardiovasculares, estimular o sistema imunológico e fornecer alguma proteção contra outras doenças. ”

LAVANDA

As cores azul e púrpura dos botões florais da planta de lavanda são tão calmantes quanto seu aroma rico. Existem inúmeros casos em que o aroma de lavanda melhorou a clareza mental de alguém ou reduziu significativamente a ansiedade. Está provado que cheirar esta bela planta ou os óleos dela pode reduzir a ansiedade e o estresse; então, por que não experimentá-la?

JASMIM

O jardim da minha avó sempre estava cheio de jasmim. Ele era o lugar mais sereno do mundo para mim quando eu era criança. Agora eu sei o porquê. O óleo de jasmim é frequentemente apresentado como um remédio natural para o estresse, ansiedade, depressão, fadiga, cólicas menstruais e sintomas da menopausa. Diz-se que inalar moléculas de óleo de jasmim transmite mensagens para uma região do cérebro envolvida no controle de emoções.

ALOE VERA

Há muito mais nesta planta do que um simples remédio contra queimaduras solares. Além de ter propriedades antioxidantes e antimicrobianas, o aloe vera demonstrou ser uma planta clinicamente significativa em certos estudos. Um estudo publicado na Neurociência Nutricional descobriu que o Aloe vera reduziu a depressão e melhorou a memória em ratos. Depois de realizar experimentos com ratos de laboratório, eles concluíram: “O aloe vera aprimora o aprendizado e a memória, além de aliviar a depressão nos ratos”. Mais estudos são necessários para estabelecer se os humanos também podem receber os mesmos benefícios.

CRISÂNTEMO

Sian Wild, florista do FlorismartUK e proprietária do The Flower Lounge, diz: “As flores fazem mais do que apenas iluminar o seu quarto; elas também podem ter um efeito edificante e iluminador no seu humor. Pesquisas mostram que o impacto pode durar dias, provando ser muito mais poderoso do que uma barra de chocolate. ”

“As flores (e outras plantas) podem afugentar ansiedades, preocupações e tristezas, fazendo as pessoas se sentirem menos deprimidas, incomodadas ou agitadas. Isso está relacionado à cor, cheiro ou mesmo ao ato de dar ou receber flores. Foi demonstrado que os crisântemos diminuem os sintomas de preocupação e estresse e, quando tomados como chá, essa flor esfria e relaxa o corpo. ”

Aproveite os benefícios dessas cinco plantas!

“Passar um tempo cuidando das plantas é uma ótima maneira de ajudar a cuidar da sua saúde mental. Nutrir os brotos e ver as plantas crescerem pode ser muito gratificante e ajuda a aumentar a auto-estima ”, afirmam os especialistas em jardinagem.

“Para cuidar adequadamente das plantas, é preciso gastar tempo longe dos dispositivos eletrônicos, permitindo que os jardineiros se desdobrem”.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.