2020: um bom ano para vender o seu carro usado
Woman's hand give the car key and blurred background.

Um ano muito especial é este 2020, um ano em que tudo parece ter mudado e todos devemos nos acomodar a essas mudanças. Mas o final do ano está chegando, a possibilidade de sair de férias também e é o momento de pensar o que fazer e como fazer. É quando aparece a idéia da compra de carros usados…

E não é uma loucura o fato de ser o momento ideal para isso, justamente porque o ideal é evitar lugares fechados com muitas pessoas como ônibus e metrô e para viajar em segurança, nada melhor do que os carros usados para venda. Esse tipo de veículo tem preços mais em conta e por isso, mais fáceis de poder vender e comprar.

Agora bem, como comprar o melhor veículo sem sofrer uma decepção que depois cause uma grande dor de cabeça?

Aqui vão algumas dicas:

Comprar um carro usado requer toda a sua atenção para não cometer erros. Por esse motivo, fazer um test-drive é muito importante, pois é a única forma de checar o carro em todos os detalhes. E, se for possível, levar uma pessoa de confiança que entenda de carros, para ajudar na verificação. De repente, se conhecer um mecânico, ele poderá fazwer a inspeção perfeita.

Como fazer a verificação de carros usados

Há alguns pontos que são fundamentais para fazer a verificação correta, caso você não consiga o acompanhamento de um mecânico de confiança:

1. Como examinar a parte externa do carro=

Toda verificação deve ser feita com luz natural; isso quer dizer, durante o dia. O ideal é ver o carro num local aberto, porque dentro de uma garagem não há possibilidade de contar com a luz diurna. Lembre que com a luz natural é mais fácil descobrir detalhes na lataria, por exemplo.

Se encontrar um arranhão ou um amassado na lataria, por pequeno que seja, pode estar denunciando uma batida. Se o carro não tiver a cor original, também pode estar denunciando um acidente. É aconselhável abrir e fechar as portas, o capô e porta malas, verificando que tudo encaixe sem problemas. Observe também o estado dos pneus, porque se perceber que há irregularidades nas partes desgastadas, isso pode estar indicando algo de errado no alinhamento ou na suspensão. Esteja atento a esses detalhes.

2. Como examinar o interior do carro

Em primeiro lugar, preste atenção ao estado dos bancos: estão rasgados, afundados, sujos? Mau sinal, evidente falta de cuidado e manutenção! Verifique os limpadores de pára-brisas, os faróis, o velocímetro, os pisca-alerta, o indicador de combustível e a buzina. Teste o freio de mão e o estado dos espelhos retrovisores. Com o motor ligado acelere e preste atenção no escapamento, porque se houver fumaça, o motor poderia estar agonizando…. Verifique se não há umidade embaixo dos tapetes. Se houver, o piso do carro deve ter um furo com certeza.

3. Como examinar o que há dentro do capô

O carro poderá precisar d uma retificação caso você sinta o som diferente ao ligar o motor. Para isso, precisará da ajuda de uma pessoa de confiança para abrir o capô e verificar tudo, enquanto a outra pessoa liga o motor. Ao mesmo tempo, é fundamental checar o óleo e também o sistema de refrigeração do motor. O filtro de ar deve estar limpo. Verifique que os tubos de borracha e a correia não estejam ressecados ou rachados.

4. Como examinar o carro em movimento

Deve engatar cada uma das marchas, prestando atenção aos barulhos. Se sentir uma certa trepidação na direção, pode ser problema com o balanceamento dos pneus. Rode com o carro alguns metros e freie. Se ouvir um ruído metálico, significa que as pastilhas devem ser trocadas.

5. Como examinar os equipamentos de segurança

O Código de Trânsito exige os seguintes equipamentos obrigatórios: extintor, triangulo de sinalização, estepe, chave de roda, macaco e cintos de segurança. Verifique também se o carro possui airbags, que são obrigatórios desde o ano 2014 nos carros novos saídos de fabrica durante esse ano.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.