18 frases Nise da Silveira que são exemplos de sua genialidade

Abaixo, encontra-se uma seleção de 18 frases que são exemplo da força e determinação da mulher que aprenderia com a prática, com a sensibilidade, com a dor e com Jung sobre o que está além do aparente.

Uma mulher a frente de seu tempo. Nascida em Maceió, em 1905, Nise da Silveira seria uma médica psiquiatra como nunca outra havia existido.  Admiradora dos gatos, de personalidade marcante e constatações provocativas, ela construiu seu caminho e doou-se com corpo e alma a todas as atividades em que acreditou. Foi presa por questões políticas, foi fundadora da Casa das Palmeiras e fez do trabalho com Terapia Ocupacional a base para o que, posteriormente, seria o Museu de Imagens do Inconsciente (dentre tantas outras coisas que só uma biografia de várias páginas contemplaria)).

Abaixo, encontra-se uma seleção de 18 frases que são exemplo da força e determinação da mulher que aprenderia com a prática, com a sensibilidade, com a dor e com Jung sobre o que está além do aparente.

1- “Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas”.
“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade…”

2- Para navegar conta a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão.

3- “A criatividade é o catalisador por excelência das aproximações de opostos. Por seu intermédio, sensações, emoções, pensamentos, são levados a reconhecerem-se entre si, a associarem-se, e mesmo tumultos internos adquirem forma”.

4- “Todo mundo deve inventar alguma coisa, a criatividade reúne em si várias funções psicológicas importantes para a reestruturação da psique. O que cura, fundamentalmente, é o estímulo à criatividade.”

5- “Para começar a estudar é preciso, de início, capinar. Capinar, capinar, capinar… Intensamente. Somente, após longo trabalho de capinação é que você poderá trocar o ancinho por um longo pente, e passá-lo sedosamente nos cabelos de uma mulher.”

6- “A contaminação psíquica é pior que piolho. Vai passando de uma cabeça para outra, numa rapidez incrível. E, como você sabe, todo mundo já pegou piolho.”

7- “Há no meu temperamento essa fúria. Quando eu quero uma coisa, eu insisto. Todo o dia, sem falta, eu levantava cedo, pegava o ônibus e ia trabalhar em Engenho de Dentro. Todo dia, todo dia… Nada me tirava daquele caminho.”

8- “Os gatos são os seres mais lindos, inteligentes e independentes do mundo. Essa é a razão por que os homens tem tanta dificuldade de se relacionar com eles e os perseguem indiscriminadamente desde o início dos tempos.”

9- “Desprezo as pessoas que se julgam superiores aos animais. Os animais tem a sabedoria da natureza. Eu gostaria de ser como o gato: quando não se quer saber de uma pessoa, levanta a cauda e sai. Não tem papo.”

10- “Eu me sinto bicho. Bicho é mais importante que gente. Pra mim o teste é o bicho, se não passar por ele, não tem vez. Freud disse que quem pensa que não é bicho, é arrogante.”

11- “Porque passei pela prisão, eu compreendo as pessoas e os animais que estão doentes, pobres, que sofrem. Eu me identifico com eles. Sinto-me um deles.”

12-“Só os loucos e os artistas podem me compreender.”

13- “A pesquisa e o estudo a partir das vertentes imagísticas estão apenas começando. Somente o ponto do iceberg despertou. A partir do século XXI, os interessados neste assunto devem se dedicar intensamente, pois, das imagens surgirão não só revelações sobre o corpo psicológico e físico, como descobertas das potencialidades mentais dos seres humanos. As descobertas futuras sobre o inconsciente revolucionarão a história da raça humana.

14- “Há beleza na vida, há beleza em tudo. Vocês veem?… Há beleza na alegria, e mesmo na saudade, na tristeza, no sofrimento e até na partida, há beleza. A vida é uma beleza.”

15- “Quando descobri a unidade da matéria e da energia, uma coisa se transformou na outra; minha vida mudou.”

16- “Em minhas buscas e incursões, ao mergulhar nos dinamismos da psique, o fato de maior importância foi o encontro com a psicologia de Carl Gustav Jung.”

17- “Encontrei na psicologia de Jung e nas obras deste mestre o meu melhor instrumento de trabalho.”

18- “Vocês aí, por favor! Não me venham com jargões psiquiátricos! Isso aqui é o Grupo de Estudos C.G. Jung, um Grupo sério.”

Nota da página: a maioria das frases foi encontrada em Casa das Palmeiras.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Josie Conti
É idealizadora e administradora do site CONTI outra. Psicóloga formada há 16 anos, teve sua trajetória profissional passando por diversas áreas de formação e atuação como educação, clínica, recursos humanos e saúde do trabalhador. Hoje, utiliza o conhecimento adquirido para seleção de pessoal e de material adequado aos sites com que trabalha. Teve um programa diário, o CONTI oura, na rádio 94.7 FM de Socorro. Atualmente realiza vídeos, palestras, entrevistas, e escreve para diversos canais digitais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Possui mais de 10 milhões de usuários fidelizados entre seus seguidores diretos e seguidores dos sites clientes. Em 2017, foi convidada para falar sobre conteúdo de qualidade no evento “Afiliados Brasil” de São Paulo, à convite da Uol, pois o CONTI outra foi considerado um dos melhores sites de conteúdo ligados a empresa.