14 coisas boas e positivas para fazer em casa durante a quarentena

Tendo em vista que manter a saúde mental é tão imprescindível quanto cuidar da saúde física, resolvemos elaborar uma lista de boas ideias para a quarentena, para que esse período possa ser para você o mais saudável possível. Vamos às dicas:

Vanelli Doratioto

Desde que a palavra novo coronavírus tornou-se uma realidade no mundo, milhares de pessoas aderiram à quarentena.

A ideia de quarentena nasceu em Veneza no século XIV, período em que a Peste Negra chegou à Europa. Para evitar que pessoas descessem dos navios e possivelmente contaminassem outras, os tripulantes tinham que ficar quarenta dias embarcados antes de pisar em terra firme.

Hoje milhares de pessoas têm ficado em isolamento total, outras em parcial, mas é comum que, com mais tempo em casa, muitas estejam ávidas por notícias que, quase sempre, não são positivas.

Tendo em vista que manter a saúde mental é tão imprescindível quanto cuidar da saúde física, resolvemos elaborar uma lista de boas ideias para a quarentena, para que esse período possa ser para você o mais saudável possível. Vamos às dicas:

1 – Faça algum curso on-line gratuito que você sempre quis fazer.

Com a quarentena muitas instituições disponibilizaram uma boa quantidade de cursos on-line gratuitos. De línguas à matemática, é possível encontrar um pouco de tudo.
Algumas opções estão aqui.

2 – Relaxe colorindo

Também há on-line muitas opções de desenhos gratuitos para colorir com temas muito diversos. É só escolher um, imprimir e revelar o artista que há em você.
Algumas opções estão aqui.

3 – Visite Mais de 2500 museus sem sair de casa!

O Google Arts and Culture firmou parceria com milhares de museus e galerias em todo o mundo para oferecer passeios virtuais e exibições on-line de suas coleções aos internautas.
Viaje pela arte sem sair de casa aqui.

4 – Dê um descanso para sua mente: leia um bom livro

A leitura de livros ajuda a exercitar nossa concentração, além de fornecer muita informação e diversão. Que tal começar a ler aquele livro que está esquecido na prateleira há tempos?

5- Organize pequenos espaços

Que tal fazer uma boa organização em seu closet ou naquela pilha de papéis esquecida há séculos? Com a quarentena é comum repensar valores e perceber que não precisamos realmente de tudo que acumulamos.

6 – Converse ao telefone como antigamente

Vivemos a era das mensagens de texto, mas nesse instante é muito importante ligar para as pessoas que amamos e falar com elas como antigamente, sem filtros. A comunicação através da fala (com ou sem vídeo) suscita em nós reações químicas que mensagem digitada alguma é capaz de suscitar.

7- Faça uma limpeza nos contatos antigos

Limpe contatos antigos de suas agendas. Apague velhas fotos que trazem lembranças ruins das redes sociais, espane velhos livros, separe roupas e sapatos para a doação. Torne sua vida mais prática!

8 – Monte uma playlist com a sua cara

Selecione músicas que te passem boas sensações e monte uma playlist com a sua cara. Cante e dance sem moderação nesses dias. Cantar ainda tem sido um bom remédio para afastar pensamentos inoportunos.

9 – Foque no autocuidado

Com um pouco mais de tempo disponível tornou-se possível e até prazeroso sentar-se em silêncio e meditar. Faça alguns alongamentos de manhã. Massageie seus pés. Traga flores do quintal para sua casa. Use a sua porcelana antiga e roupas de mesa para preparar um jantar caseiro com música suave ao fundo – e lembre-se: beba bastante água.

10 – Arrisque-se na cozinha

Experimente uma nova receita. Faça algo que você “nunca tinha tempo” para cozinhar. Tire do armário aquele velho caderno de receitas da família e prepare o prato da sua vó com um toque só seu. Encontre o dom culinário que você não sabia que tinha aí. Cozinhar também é uma forma bonita de amar!

11 – Costure botões e furos pequenos

Sabe aqueles consertos que você tinha deixado para depois? Talvez seja uma ótima ideia costurar botões que caíram e pequenos buracos de roupas queridas já esquecidas.

12 – Monte quebra-cabeças e faça palavras cruzadas

Montar quebra-cabeças e fazer palavras cruzadas ajuda na saúde cognitiva e se for uma atividade realizada em família, os resultados são ainda maiores! Pais e filhos podem se divertir em casa com as duas atividades!

13 – Escreva uma carta

Há quanto tempo você não escreve uma carta de seu próprio punho? Que tal resgatar o velho hábito de escrever cartas para as pessoas que ama ou para você mesmo? Escrever é uma atividade terapêutica que ajuda a organizar ideias, ressignificar experiências e a acalmar o coração.

14 – Aprenda uma atividade nova

Seja tocar um instrumento, mexer no jardim ou desenhar, o importante é encontrar pequenas alegrias que possam acrescentar coisas boas a sua vida durante essa quarentena. Foque no aprendizado e na sua evolução pessoal, sua mente vai agradecer.

Você tem outras dicas para tornar a quarentena mais saudável e proveitosa? Conte pra gente!

Autora desse artigo: Vanelli Doratioto

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Vanelli Doratioto
Vanelli Doratioto é uma escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.