10 motivos reais pelos quais pessoas que leem muito são as melhores!

Ninguém discute que ler é uma qualidade, mas se eu te dissesse que essa qualidade pode trazer ainda mais benefícios do que você acha que traria!?

Leia os tópicos abaixo e veja como leitores costumam se dar melhor não só em suas vidas profissionais, mas também no amor:

1- Leitores são mais capazes de considerar ideias e teorias diferentes das suas, pois têm contato com visões diferentes e aprendem a considerar conceitos diversificados. Isso, entretanto, não faz com que eles mudem de ideia e sim que sejam mais mais flexíveis em seus olhares. Nos relacionamentos, eles têm a capacidade de ouvir opiniões divergentes sem se sentirem atacados e essa é uma receita de melhor convivência e exercício de tolerância.

2- Leitores tendem a ser mais empáticos porque têm amplo interesse em vidas que vão além das suas. Isso permite que desenvolvam maior delicadeza ao olhar para as vidas que seguem ao seu entorno. A leitura traz mais do que inteligência, ela ajuda no desenvolvimento da sabedoria e da sensibilidade, características que enobrece as relações humanas em todas as esferas.

3- Os leitores tem mais foco e tendem a ser mais ponderados. Quando a atenção é mantida em uma atividade por um tempo mais longo o cérebro desenvolve maior foco. Isso faz com que a pessoa aprenda a esperar mais dados antes de reagir brusca ou impulsionamente. Quem sabe ler um livro também desenvolve maior capacidade para ler uma alma humana e dedicar o tempo e a atenção que a relação precisa.

4- Os leitores são mais desenvoltos em suas respostas. Eles apresentam argumentos mais elaborados e consistentes e isso faz com que suas respostas estejam além do senso comum. Quem namora alguém que lê, por exemplo, ouvirá mais histórias e terá uma conversa mais interessante.

“Se você namora alguém que lê, então você também viverá milhares de vidas diferentes.” David Comer Kidd

Alohaflaminggo/shutterstock

5- Os leitores tentem a ser mais consistentes em seus atos. O hábito da leitura exige disciplina e, junto com a disciplina, a pessoa aprende a definir metas. Pessoas que conseguem organizar metas de pequeno, médio e longo prazo costumam ser mais realizadas em suas carreiras e em seus relacionamentos porque tomam atitudes mais realistas e pensadas.

6- Leitores sentem prazer na solidão e são pessoas que ficam bem consigo mesmas. A maioria dos leitores descobre o prazer da própria companhia quando possue um mundo paralelo onde encontram prazer. Suas vidas interiores são mais interessantes. Por causa disso, eles sabem que estar com pessoas de fora é uma opção que deve completar sua existência e não apenas tapar buracos pessoais.

7. Os grandes leitores são verdadeiros amigos dos livros e sabem e reservam um tempo precioso para estar com eles.

“Quem consegue priorizar o que é essencial na sua biblioteca também costuma escolher bem as suas relações.” Josie Conti

8- Costumam ter suas habilidades de comunicação mais desenvolvidas. Os maiores oradores da história também eram grandes leitores. Tanto no trabalho quanto da vida pessoal a capacidade de se expressar com clareza e convicção são características determinantes para maior assertividade nas relações.

9- Os leitores não tem medo de aprender e nem de mudar suas perspectivas frente a novas informações e argumentos. Os verdadeiros leitores tornam-se humildes frente ao conhecimento. A existência de uma imensa biblioteca ao seu redor lhes diz, mesmo que indiretamente, sobre o quão pouco eles sabem. A humildade é característica de pessoas sábias.

10- Os leitores possuem uma válvula de escape que lhes traz conhecimento, lazer, os atualiza e, acima de tudo, os torna mais educados para vida de maneira geral. Os leitores tornam-se pessoas interessantes para si e para os outros. E, tenho certeza que concordarão comigo, quem se sente interessante sabe mais do seu valor e também valoriza o seu tempo com pessoas que valem a pena.

E ainda poderíamos falar das melhoras da memória, do aumento da perspectiva de vida, diminuição de doenças degenerativas do cérebro, diminuição do estresse. A lista seria infinita.

E você, concorda com essas afirmativas? Use os comentários para expressar suas opiniões e ampliar nossos olhares.

Imagem de capa: bbernard/shutterstock

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Josie Conti
É idealizadora e administradora do site CONTI outra. Psicóloga formada há 16 anos, teve sua trajetória profissional passando por diversas áreas de formação e atuação como educação, clínica, recursos humanos e saúde do trabalhador. Hoje, utiliza o conhecimento adquirido para seleção de pessoal e de material adequado aos sites com que trabalha. Realiza vídeos, palestras, entrevistas, tem um programa diário na rádio 94.7 FM de Socorro e escreve para diversos canais digitais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Atualmente possui mais de 10 milhões de usuários fidelizados entre seus seguidores diretos e seguidores dos sites clientes. Em 2017, foi convidada para falar sobre conteúdo de qualidade no evento “Afiliados Brasil” de São Paulo, à convite da Uol, pois o CONTI outra foi considerado um dos melhores sites de conteúdo ligados a empresa.