10 ideias bacanas para economizar um dinheirinho

Você sabia que o dinheiro que vai pelo ralo é aquele que a gente gasta sem sentir? Comprinhas pequenas, uma coisinha aqui, outra ali... que se você puser na ponta do lápis vai ver que não é tão pouquinho assim.

Que não está fácil para ninguém, todo mundo sabe, né? No entanto, sejamos sinceros, se a gente tivesse um pouquinho mais de atenção e foco, de repente daria para não gastar dinheiro à toa e – quem sabe -, guardar uma graninha para as próximas férias. Vamos tentar?

Você sabia que o dinheiro que vai pelo ralo é aquele que a gente gasta sem sentir? Comprinhas pequenas, uma coisinha aqui, outra ali… que se você puser na ponta do lápis vai ver que não é tão pouquinho assim.

1 – Compre uma cadernetinha e anote TODOS os seus gastos! Isso vai ajudar você a detectar quais são os ralos que estão levando seu rico dinheirinho embora.

2 – Organize seus gastos, desde as despesas fixas como aluguel, luz, água, gás… até possíveis gastos com lazer e cuidados com sua imagem. Veja o que não pode mesmo ser deixado de lado e o que, de repente, vale a pena deixar de fazer por um propósito maior, como uma viagem de fim de semana, ou fazer aquele curso bacana que você sempre adia.

3 – Use um talento seu para ganhar um dinheiro extra e “engordar o porquinho”! Seu brigadeiro é espetacular? Leve alguns para vender na faculdade. Você adora animais? Ofereça-se como passeador de cães! Você mesma faz as suas unhas, e faz bem direitinho? Ofereça-se para fazer as unhas das amigas!

4 – Pague todas as contas no mesmo dia. Recebeu o salário? Pegue todas as contas e resolva logo isso! Assim você terá uma ideia clara de quanto sobra depois de pagar as contas essenciais.

5 – Converse sobre dinheiro com a família. Todo mundo que mora numa casa tem o direito e o dever de estar a par da realidade econômica, até as crianças! Transparência e sinceridade são ingredientes indispensáveis para a saúde das finanças.

6 – Cuidado com o cartão de crédito! O grande problema do cartão de crédito é nos dar a falsa impressão de que temos uma renda maior do que temos na realidade. Dessa forma, uma boa estratégia para quem está aprendendo como economizar dinheiro é tirar o cartão de crédito da carteira por alguns meses e pagar tudo à visa.

7 – Saque um dinheirinho no começo da semana e se programe para pagar os pequenos gastos com esse dinheiro, como o pãozinho da padaria, um esmalte novo, uma revista… Garanto que você vai pensar duas vezes antes de esbanjar dinheiro.

8 – Antes de comprar “aquela blusinha linda” pergunte-se “Eu preciso MESMO disso?”. Se ficar em dúvida, simplesmente não compre!

9 – Em vez de comer fora todo santo dia, leve uma marmitinha de casa; além de ser mais saudável, essa economia pode render um bom dinheiro!

10 – Faça um cofrinho e firme o propósito de guardar ao menos um real por dia; se der para aumentar o depósito em alguns dias, muito melhor!

Aprenda uma coisa: DINHEIRO NÃO ACEITA DESAFORO! SE VOCÊ NÃO TIVER DISCIPLINA, VAI SER SEMPRE POUCO O QUE VOCÊ GANHA, POR MAIS QUE VOCÊ GANHE!

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Ana Macarini
"Ana Macarini é Psicopedagoga e Mestre em Disfunções de Leitura e Escrita. Acredita que todas as palavras têm vida e, exatamente por isso, possuem a capacidade mágica de serem ressignificadas a partir dos olhos de quem as lê!"