10 Estratégias para aliviar o Estresse

Correria com as crianças, discussão com o chefe, contas que não param de chegar, trabalho atrasado... há períodos na vida em que o estresse se manifesta com mais força. Mudança de apetite, alergias na pele, tontura, insônia, cansaço constante, queda de cabelo e tensão muscular são apenas alguns dos sintomas dessa doença. 

Correria com as crianças, discussão com o chefe, contas que não param de chegar, trabalho atrasado… há períodos na vida em que o estresse se manifesta com mais força. Mudança de apetite, alergias na pele, tontura, insônia, cansaço constante, queda de cabelo e tensão muscular são apenas alguns dos sintomas dessa doença. 

Sim! Não sabia? O estresse é uma doença que atinge, no Brasil, 30% dos trabalhadores, causando a chamada Síndrome de Burn Out — ou esgotamento mental intenso. Antes de gritar com o próximo que aparecer na sua frente, veja nossas 10 dicas para aliviar o estresse e garantir maior qualidade de vida:

1. Tenha tempo para você

Com a mente descansada, você será muito mais produtivo. Leia um livro, relaxe, tome um banho demorado. Conheça seus limites e obedeça-os.

2. Respire fundo

A respiração profunda, sentindo o ar preencher todo o abdômen, oxigena as células cerebrais e ajuda a tranquilizar. Inspire pelo nariz, contando até 5, e expire pela boca, contando até 10. 

3. Divirta-se

Cante, dance, passeie e jogue games divertidos, que proporcionem um passatempo animado, como os jogos do cassino online português, que oferece entre outros pôquer, vinte e um, bacará e roleta. Você vai ficar com a cabeça mais leve!

4. Faça exercícios

Quando pratica atividades físicas, o corpo libera na corrente sanguínea substâncias responsáveis por aumentar a sensação de bem-estar e prazer. A mais conhecida é a endorfina, um analgésico natural importante na eliminação do estresse e da ansiedade.

5. Cuide da alimentação

A boa alimentação é fonte de saúde também para a nossa mente. Beba muita água e prefira alimentos que contenham fibras (frutas e legumes), antioxidantes (gengibre), selênio (frutos secos, como nozes e castanhas) e vitamina C (cítricos).

6. Faça meditação

A meditação é uma estratégia segura e efetiva para lidar com o estresse diário. Hoje em dia há diversos aplicativos que ajudam a meditar, o que facilita muito para quem nunca exerceu essa prática. 

7. Releve

Não leve tudo a sério. Releve pequenos imprevistos, chateações e problemas menores. Se receber uma crítica, reflita e veja como aproveitá-la de maneira construtiva. 

8. Durma bem

De acordo com um estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard, quem não dorme o suficiente tem mudanças no centro de controle emocional e chega a ser 60% mais reativo, reagindo às situações adversas de maneira descontrolada. Procure dormir no mínimo sete horas diariamente.

9. Saiba dizer “não”

Um dos grandes motivos de estresse é o excesso de atividades. Se você sofre do mal de ser o bonzinho do grupo, ajudando a todos no trabalho e em casa a ponto de deixar suas próprias prioridades de lado, pode parar. Estabeleça seus limites e aprenda a dizer não. 

10. Não se cobre tanto

Ninguém é bom em tudo. Não precisa refazer o trabalho cinquenta vezes só porque não ficou exatamente do jeito que você queria. Peça ajuda quando precisar. Não se sinta culpado se não conseguiu cumprir toda a sua lista de tarefas. Provavelmente ela estava maior do que deveria.

Se nada disso adiantar, procure ajuda profissional antes que o estresse tome conta da sua vida. Seja mais leve e garanta sua qualidade de vida. 

 

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.