Três dicas curiosas para parar de perder tempo

A vida é efêmera, isso não é novidade para ninguém. Devemos aproveitá-la ao máximo, usufruir de momentos em família, com amigos. Concretizar sonhos, ter a coragem para mudar, se reinventar. E acima de tudo, é preciso parar de perder tempo. O tempo não se compra, o tempo não volta. Mas, como parar de perder tempo se não somos donos do próprio tempo?! Temos que trabalhar, com horário fixo. Tem o trânsito, os afazeres modernos, cuidar de filhos, de casa, pagar impostos, gerenciar tudo isso…Pois bem, existem três atitudes simples que estão sob seu controle e que podem mudar completamente sua relação com o tempo:

 

  • Durma mais.

Dormir oito horas por noite e tirar um cochilo durante o dia pode parecer demais, mas não. Pesquisas apontam que as pessoas que dormem melhor, que descansam mais, conseguem obter mais sucesso em seus afazeres. Com o corpo e a mente descansados você fica mais disposto para realizar suas tarefas, cumprir com seu cotidiano atribulado. Você fica mais focado, e, automaticamente, evita muita perda de tempo e até procrastinação. Portanto, dormir menos para ter mais tempo para produzir é um grande erro. O tempo que você ganha acordado, perde tendo dificuldade de concentração, cansaço, irritação, etc. Sem contar o cansaço acumulado que não é recuperado com horas adicionais de sono nos fins de semana.

 

  • Passeie mais

Oxigene seu cérebro. Sim, saia de casa sempre que possível. Tenha um hobby, um lazer. Faça exercício físico, converse com amigos. Namore muito. Desfrute de prazeres. Mas, não somente nos finais de semana. Dê-se prazeres diários que vão permitir a você desplugar e se conectar com o lado positivo e energizante da vida. Fazer o cérebro respirar ao vivenciar essas experiências positivas vai permitir gerar mais resiliência e tranquilidade diante das demandas. Automaticamente, você perderá menos tempo com angustias, estresses, e concentrará suas energias para obter soluções mais eficientes e rápidas. Além disso, é ao vivenciar experiências novas e positivas que você consegue vislumbrar opções diferenciadas de vida, soluções inovadoras para problemas e descobrir novas sensações.De quebra, você estará aguçando a criatividade, a mesma que te auxiliará a ter jogo de cintura na hora de lidar com as mil demandas do dia-a-dia. Não é à toa que o Google tem sala de jogos no ambiente de trabalho.

 

  • Faça as escolhas certas

Pois é, saber fazer a escolha mais acertada para você não é evidente. A maioria das pessoas perde-se num mar de demandas e possibilidades. Sem contar que, por dificuldade de definir as prioridades assumem muito mais tarefas do que podem. Acreditam que com essa ação estarão demonstrando eficiência e sendo prestativas. Mas, isso é um dos maiores equívocos. Definir o que é melhor para você e o que você consegue realizar com mais qualidade é fundamental para evitar perder tempo com tarefas desnecessárias e superficiais. No vídeo Dica Borbulhante #1 você poderá conhecer um método infalível para aprender a fazer a escolha certa. E,claro, escolhas certas vêm associadas à capacidade de conseguir dizer não para as demais opções e inúmeras pessoas. Por isso, sugerimos no vídeo Dica Borbulhante #3algumas maneiras, que aprendemos com Greg McKeownautor do livro Essencialismo (recomendadíssimo, por sinal), de dizer não de forma firme, mas educada.

 

Essas três atitudes estão totalmente ao seu alcance, mas isso não significa que são fáceis de realizar. Somos educados para acreditar que o certo é debruçar-nos no trabalho, é trabalharmos horas extras, é assumirmos o máximo de responsabilidades possível, é abdicarmos, se preciso, do lazer e do sono para atingirmos nossos objetivos. Fique atento e não caia mais nessas crenças infundadas. Cuidar de você mesmo apenas permitirá que você viva a vida com mais clareza e consciência, reduzindo a perda de tempo pelo ruído excessivo que nos inunda cotidianamente.

Viver uma vida bem vivida só depende de nós!

Quer inspiração para mudar de vida? Conheça o Vida Borbulhante. Quer saber tudo o que você precisa para mudar de vida? Conheça o VidAvisor.

COMPARTILHE
Melissa Sendic
Engenheira, mãe e lutadora inveterada por uma vida mais plena e com mais sentido. Co-criadora do Vida Borbulhante. Largou tudo, deu um salto no vazio e foi morar no Uruguai com o Bruno e o Martin. Ela busca incentivar as pessoas a viverem uma vida com mais propósito.



COMENTÁRIOS